INFORMÁTICA APLICADA NA APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Resumo
A informática está presente em praticamente todas as atividades humanas, em especial na produção de bens e serviços, sendo responsável por avanços no ambiente de trabalho. Numa sociedade cada vez mais marcada pelos desdobramentos da inovação tecnológica, é necessário que as escolas mudem os parâmetros de ensino para a sobrevivência do futuro profissional. O ensino agrotécnico é responsável pela formação de trabalhadores especialistas para atuar numa agricultura cada vez mais tecnificada. No campo educacional vive-se o paradigma do uso de recursos tecnológicos frente a métodos tradicionais de ensino, que muitas vezes não motivam os alunos. Neste contexto, a utilização do computador na aprendizagem técnica apresenta enormes desafios. Esse trabalho busca investigar a importância da informática no ensino agrotécnico, e suas inter-relações com o mundo do trabalho no âmbito do exercício da profissão do Técnico Agrícola. Para o levantamento de informações foi aplicado um questionário junto aos discentes do último semestre do curso Técnico Agrícola – Habilitação Agropecuária do Instituto Federal Catarinense, Campus Rio do Sul, por meio do qual foi possível observar alguns aspectos didáticos sobre tecnologia educacional desta escola. Sob a visão dos alunos, há a necessidades de: a) maior ênfase nas disciplinas técnicas para a utilização de aplicativos específicos, através da inclusão na ementa de cada disciplina; b) reavaliar a carga horária destinada ao desenvolvimento de conteúdos das disciplinas do ensino de informática aplicada; c) incluir na discriminação das ementas dos conteúdos a serem desenvolvidos, a utilização de software agropecuário.Downloads
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Publicado
2014-09-08
Como Citar
Rossa, Überson B., Westphalen, D. J., Netto, H. V., Melo, M. M. R. de, Tauille, A., & Ishida, C. Y. (2014). INFORMÁTICA APLICADA NA APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 849–864. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5108
Edição
Seção
Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem