INFORMÁTICA APLICADA NA APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Autores

  • Überson Boaretto Rossa Instituto Federal Catarinense
  • Danielle Janaina Westphalen Instituto Federal Catarinense
  • Hylson Vescovi Netto Instituto Federal Catarinense
  • Marilândes Mól Ribeiro de Melo Instituto Federal Catarinense
  • Amir Tauille Instituto Federal Catarinense
  • Celso Yoshikazu Ishida Universidade Federal do Paraná

Resumo

A informática está presente em praticamente todas as atividades humanas, em especial na produção de bens e serviços, sendo responsável por avanços no ambiente de trabalho. Numa sociedade cada vez mais marcada pelos desdobramentos da inovação tecnológica, é necessário que as escolas mudem os parâmetros de ensino para a sobrevivência do futuro profissional. O ensino agrotécnico é responsável pela formação de trabalhadores especialistas para atuar numa agricultura cada vez mais tecnificada. No campo educacional vive-se o paradigma do uso de recursos tecnológicos frente a métodos tradicionais de ensino, que muitas vezes não motivam os alunos. Neste contexto, a utilização do computador na aprendizagem técnica apresenta enormes desafios. Esse trabalho busca investigar a importância da informática no ensino agrotécnico, e suas inter-relações com o mundo do trabalho no âmbito do exercício da profissão do Técnico Agrícola. Para o levantamento de informações foi aplicado um questionário junto aos discentes do último semestre do curso Técnico Agrícola – Habilitação Agropecuária do Instituto Federal Catarinense, Campus Rio do Sul, por meio do qual foi possível observar alguns aspectos didáticos sobre tecnologia educacional desta escola. Sob a visão dos alunos, há a necessidades de: a) maior ênfase nas disciplinas técnicas para a utilização de aplicativos específicos, através da inclusão na ementa de cada disciplina; b) reavaliar a carga horária destinada ao desenvolvimento de conteúdos das disciplinas do ensino de informática aplicada; c) incluir na discriminação das ementas dos conteúdos a serem desenvolvidos, a utilização de software agropecuário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Überson Boaretto Rossa, Instituto Federal Catarinense

Professor de Engenharia Agrícola

Danielle Janaina Westphalen, Instituto Federal Catarinense

Professora de Agroecologia

Hylson Vescovi Netto, Instituto Federal Catarinense

Professor de Informática

Marilândes Mól Ribeiro de Melo, Instituto Federal Catarinense

Professora de Didática

Amir Tauille, Instituto Federal Catarinense

Professor de Informática

Celso Yoshikazu Ishida, Universidade Federal do Paraná

Professor de Informática

Downloads

Publicado

2014-09-08

Como Citar

Rossa, Überson B., Westphalen, D. J., Netto, H. V., Melo, M. M. R. de, Tauille, A., & Ishida, C. Y. (2014). INFORMÁTICA APLICADA NA APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 849–864. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5108

Edição

Seção

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem