A EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA CONSTRUTIVISTA PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO.

Autores

  • Vanessa Wegner Agostini Universidade do Oeste de Santa Catarina.
  • Maria Teresa Ceron Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Resumo

Este artigo possui como objetivo analisar as finalidades que os professores de ciências do ensino fundamental atribuem à utilização do laboratório didático e, se ao utilizarem esse espaço de aprendizagem, realizam atividades de experimentação didática. A base empírica da análise a ser realizada neste texto é uma investigação de cunho exploratório e de natureza qualitativa. Como amostra, foram selecionados 08 professores de ciências dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas da rede estadual de ensino, de abrangência da 9ª GERED/SDR com sede no município de Videira/SC e que possuíam, em suas unidades de ensino, laboratório didático ou laboratório didático móvel. Como procedimento de coleta de dados foi utilizado uma entrevista semiestruturada. A análise das respostas dos sujeitos da pesquisa ressalta que estes, atribuem grande importância às aulas no laboratório, e ao planejar as aulas neste espaço, apresentam como principais finalidades, complementar a teoria com a prática, motivar os alunos e oportunizar diferentes formas de aprendizagem. Apesar de haver uma preocupação destes professores em realizar atividades práticas no laboratório, não se identificou que as utilizem com caráter construtivista. Para isso, são sugeridas atividades de experimentação didática, que visam verificar as concepções prévias dos alunos, a fim de levá-los a compreender que o conhecimento que possuem não consegue sozinho, resolver um problema proposto e que, por isso, necessitam apropriar-se de novos saberes.

 

Palavras-chave: Professores de ciências. Laboratório didático. Experimentação didática.

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Publicado

2014-09-08

Como Citar

Agostini, V. W., & Ceron Trevisol, M. T. (2014). A EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA CONSTRUTIVISTA PARA A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 753–762. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5099

Edição

Seção

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem