Universidade e Formação Docente

Autores

  • Aldiciane Pazinato Universidade de Passo Fundo

Resumo

O presente estudo busca refletir sobre a expansão da Educação Superior, suas consequências para o ensino e a necessidade da formação pedagógica docente. O objetivo do texto é discutir a qualidade da formação pedagógica de docentes universitários que atuam em um cenário de crise da Educação Superior, da universidade. É imprescindível considerar o aumento do número de instituições de Ensino Superior, o acesso democratizado, o elevado crescimento das vagas, a ampliação da demanda por professores, o surgimento do fenômeno "improvisação docente", a busca por inovação das metodologias de ensino, a urgência de reconstruir a percepção sobre o papel do professor frente a este cenário e a necessidade de propor a formação continuada como alternativa para dar conta dos imensos desafios do atual contexto educacional. O texto é o resultado parcial das discussões realizadas no Grupo de Pesquisa "Improvisação Docente no cenário da Expansão da Educação Superior: o problema da identidade do professor", desenvolvido junto ao Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UPF. Constata-se que é essencial tornar a própria prática pedagógica objeto de estudo, investigação e pesquisa, com o intuito de diagnosticar, compreender e ressignicá-la. A formação pedagógica do docente universitário caracteriza a prática reflexiva com o objetivo de melhorar a qualidade, buscando alternativas para acertar e reconstruindo certezas, oportunizando a aprendizagem em conjunto entre docente e discente, neste processo recíproco ambos aprendem e refletem a respeito de suas ações.

Palavras-chave: Educação Superior. Expansão. Formação docente.

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Publicado

2014-09-08

Como Citar

Pazinato, A. (2014). Universidade e Formação Docente. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 347–358. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5087

Edição

Seção

Eixo 2. Organização e gestão da educação básica e superior