OS PROCESSOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO A PARTIR DA INTERDISCIPLINARIDADE

Autores

  • Juliana Basso Ansiliero UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Ortenila Sopelsa UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O presente estudo tem por objetivo investigar como a interdisciplinaridade pode contribuir nos processos do ensino e da aprendizagem na alfabetização e letramento no primeiro ano do Ensino Fundamental. Está sendo desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa, com abordagem participante e envolve sete professores, incluindo o regente de turma, bem como os demais das diferentes áreas de conhecimento (Artes, Educação Física, Filosofia, Inglês, Italiano e Informática) e os alunos matriculados no primeiro ano do ensino fundamental no período matutino, referente ao ano letivo de dois mil e catorze. Apresenta como principais teóricos Soares (2003-2012), Morin (2004-2010), Japiassu (1976), Frigotto (2008), Freire (1987-2011).A coleta de dados está sento realizada a partir de entrevistas semiestruturadas, grupo de estudos, observação participante, diário de bordo, bem como planejamentos, elaboração de projetos e atividades de ensino de forma coletiva.Até o momento, a análise de dados refere-se à entrevista e ao grupo de estudo realizado com os professores do primeiro ano do Ensino Fundamental e busca identificar as percepções desses quanto aos temas alfabetização, letramento e interdisciplinaridade, tecendo reflexões pautadas no aporte teórico em relação às questões de complexidade, relevância e fragilidades frente à presença desses temas no contexto escolar investigado. Os professores sinalizam situações e diversidades relacionadas à interdisciplinaridade no contexto escolar, bem como ressaltam a necessidade de pensar a prática pedagógica contextualizada e de forma coletiva. 

Palavras Chave: Ensino. Aprendizagem. Alfabetização. Letramento. Interdisciplinaridade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Basso Ansiliero, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Ortenila Sopelsa, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Downloads

Publicado

2014-09-09

Como Citar

Basso Ansiliero, J., & Sopelsa, O. (2014). OS PROCESSOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO A PARTIR DA INTERDISCIPLINARIDADE. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 963–976. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5084

Edição

Seção

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem