Inclusão profissional para pessoas com necessidades específicas.

Autores

  • Danieli Vieceli Instituto Federal Catarinense
  • Vera Regina Mazureck Instituto Federal Catarinense Campus Videira

Resumo

Observamos, por estudos empíricos, que os estudantes com necessidades específicas[1]ingressantes nos cursos técnicos do IFC-Videira, embora a eles se ofereçam possibilidades de adaptação curricular de pequeno porte, dificilmente se mantêm ou concluem os cursos. Diante dessa constatação, o problema proposto na análise que aqui apresentamos foi: Esses estudantes, desde que frequentando um currículo específico que leve em conta as dificuldades e possibilidades, em curso que tenha uma carga horária adequada ao grupo, concluirão o mesmo com êxito? Este estímulo os fará buscar outras formações? Optamos, para as reflexões propostas, por desenvolver uma pesquisa participante vinculada a um projeto de extensão a fim de estender a possibilidade para toda a comunidade. Levando em consideração as sugestões colhidas dos próprios estudantes, a escolha foi um curso com o tema: Informática e Rotinas de Escritório.  Dos seis alunos que iniciaram, todos receberam certificação, sendo que, dentre os participantes quatro estavam matriculados em algum curso técnico na instituição e dois ingressaram pelo edital específico deste curso. A realização do mesmo se deu através de aulas semanais totalizando 100 horas. As atividades mais práticas do que teóricas visavam a possibilidade de participação efetiva dos estudantes e puderam proporcionar um avanço significativo no aprendizado dos mesmos.

 

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Biografia do Autor

Danieli Vieceli, Instituto Federal Catarinense

Psicóloga responsável pelo setor da assitência estudantil do Intituto Fedral Catarinense Campus Videira. Mestranda em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina Campus Joaçaba

Vera Regina Mazureck, Instituto Federal Catarinense Campus Videira

Superviso Educacional no núcleo pedagógico do Instituto Federal Catarinense Campus Videira e Coordenadora do Núcleo de atendimento a pessoas com necessidades específicas da mesma instituição.

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Publicado

2014-09-08

Como Citar

Vieceli, D., & Mazureck, V. R. (2014). Inclusão profissional para pessoas com necessidades específicas. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 711–712. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5054

Edição

Seção

Eixo 5. Educação, Diversidade e Justiça Social