Inclusão profissional para pessoas com necessidades específicas.
Resumo
Observamos, por estudos empíricos, que os estudantes com necessidades específicas[1]ingressantes nos cursos técnicos do IFC-Videira, embora a eles se ofereçam possibilidades de adaptação curricular de pequeno porte, dificilmente se mantêm ou concluem os cursos. Diante dessa constatação, o problema proposto na análise que aqui apresentamos foi: Esses estudantes, desde que frequentando um currículo específico que leve em conta as dificuldades e possibilidades, em curso que tenha uma carga horária adequada ao grupo, concluirão o mesmo com êxito? Este estímulo os fará buscar outras formações? Optamos, para as reflexões propostas, por desenvolver uma pesquisa participante vinculada a um projeto de extensão a fim de estender a possibilidade para toda a comunidade. Levando em consideração as sugestões colhidas dos próprios estudantes, a escolha foi um curso com o tema: Informática e Rotinas de Escritório. Dos seis alunos que iniciaram, todos receberam certificação, sendo que, dentre os participantes quatro estavam matriculados em algum curso técnico na instituição e dois ingressaram pelo edital específico deste curso. A realização do mesmo se deu através de aulas semanais totalizando 100 horas. As atividades mais práticas do que teóricas visavam a possibilidade de participação efetiva dos estudantes e puderam proporcionar um avanço significativo no aprendizado dos mesmos.
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Publicado
2014-09-08
Como Citar
Vieceli, D., & Mazureck, V. R. (2014). Inclusão profissional para pessoas com necessidades específicas. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 711–712. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5054
Edição
Seção
Eixo 5. Educação, Diversidade e Justiça Social