UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE INFORMÁTICA NA SAÚDE – PRÁTICA DIDÁTICA E MATERIAL DE APOIO

Autores

  • Dayane Clock INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Vanessa Luiza Tuono Jarcim INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Joanara Fontoura Winters INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Josiane Steil Siwert
  • Débora Rinaldi Nogueira INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Martha Kaschny Borges Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

As novas exigências decorrentes de progressos científicos, os avanços tecnológicos e o desenvolvimento social, fazem com que o papel fundamental da educação amplie cada vez mais, apontando para a necessidade de uma escola voltada para a formação de cidadãos (IFSC, 2009). O curso de Enfermagem no IFSC é pautado na proposta de potencializar as competências dos indivíduos para atuação no cuidar. A utilização de novas tecnologias tem se mostrado essencial nesse processo. O objetivo deste estudo foi avaliar, descrever e comparar o uso que os docentes dos cursos de Enfermagem do IFSC, na modalidade PROEJA e subsequente, tem feito dos recursos de informática disponíveis. A metodologia consistiu na aplicação de questionário on-line enviados via e-mail aos docentes e análise quantitativo-qualitativa dessas informações. Com isso, foi possível traçar o perfil comparativo da utilização de recursos de informática e a viabilidade destes na visão dos docentes envolvidos no PROEJA e na formação profissional de enfermagem. Temas como prontuário eletrônico do paciente, Sistemas de Informação em Saúde foram abordados e revelaram que nem todos os docentes têm facilidade em seu manuseio e que menos ainda trabalham o tema em sala de aula. As sugestões para implementação de processo formativo foram dadas pelos próprios docentes em resposta ao questionário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayane Clock, INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA

Enfermeira, docente da área de Saúde e Serviços do IFSC - Câmpus Joinville

Mestre em Engenharia da Produção

Especialista em Saúde Coletiva e educação de Jovens e Adultos

Vanessa Luiza Tuono Jarcim, INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA

Enfermeira, docente da área de Saúde e Serviços do IFSC - Câmpus Joinville


Mestre FSP/USP e Doutoranda PEN/UFSC

 

Joanara Fontoura Winters, INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA

Enfermeira, docente da área de Saúde e Serviços do IFSC - Câmpus Joinville

Mestre em Enfermagem

Josiane Steil Siwert

Enfermeira, docente da área de Saúde e Serviços do IFSC - Câmpus Joinville

Mestre em Enfermagem

Débora Rinaldi Nogueira, INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA

Enfermeira, docente da área de Saúde e Serviços do IFSC - Câmpus Joinville

Mestranda

Martha Kaschny Borges, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pedagoga

Docente UDESC

Doutora

Downloads

Publicado

2014-09-09

Como Citar

Clock, D., Tuono Jarcim, V. L., Fontoura Winters, J., Steil Siwert, J., Rinaldi Nogueira, D., & Kaschny Borges, M. (2014). UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE INFORMÁTICA NA SAÚDE – PRÁTICA DIDÁTICA E MATERIAL DE APOIO. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 1011–1024. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5035

Edição

Seção

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem