Metodologia do Ensino de Arte na Educação Especial
Resumo
Este relato de experiência apresenta a vivência de ministrar a disciplina de metodologia do ensino de arte para alunos do sétimo período da graduação de Educação Especial (Unoesc Xanxerê). A proposta se direcionou para uma sensibilização sobre as linguagens do desenho, pintura, escultura, gravura e a arte terapêutica conceitual de Lygia Clark; para os antecedentes teóricos das linguagens da arte e sua prática; para as bases do conhecimento sobre o Ensino da Arte no Brasil; proporcionar a compreensão sobre a Metodologia do Ensino da Arte e, finalmente, promover a reflexão sobre o ensino da arte e suas possibilidades com alunos portadores de deficiências físico/cognitivas. No decorrer das aulas percebeu-se que em cada tipo de deficiência se faz necessário uma metodologia específica, e que este futuro professor de Educação Especial possui um caminho amplo e aberto a partir dos conceitos e fazeres da arte. Mas para isso, precisará aprofundar-se na epistemologia da arte compreendendo-a como área de conhecimento e não simplesmente como “práticas” de lazer, comunicacionais ou interativas.