DANÇA INCLUSIVA: SABERES DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA.
Resumo
O tema deste estudo centrou-se sobre as percepções e experiências de professores durante o processo de inclusão de deficientes auditivos nas aulas de Educação Física. Seu objetivo principal foi descrever quais os saberes docentes são exercidos quando se ensina uma criança deficiente auditiva nas aulas de dança. O método consistiu de uma entrevista semiestruturada com três professores de dança com experiência no ensino da dança para surdos de pelo menos um semestre letivo. Após a transcrição das entrevistas, foi aplicada a análise de conteúdo através do software MAXQDA (Verbi, Alemanha), com formação de categorias a priori e subcategorias a posteriori. As categorias foram definidas como eixos temáticos na elaboração das perguntas aos participantes, seus temas foram: conteúdos e métodos que são aplicados durante a docência; problemas durante a prática pedagógica; e alternativas encontradas pelos professores para facilitar a aprendizagem. O resultado principal demonstrou uma maior frequência para as subcategorias formadas para a importância de instrumentos, para métodos que utilizem vibração para transmitir o ritmo, para a importância de apresentar os estímulos sobre o campo visual dos alunos deficientes auditivos, e para conteúdos que explorem os sentidos durante as aulas. É possível considerar que o trabalho dos profissionais de Educação Física que aplicam a dança para deficientes auditivos é possível através da compreensão dos saberes docentes específicos. Desse modo, conclui-se que um verdadeiro processo de inclusão ocorrerá a medida que os professores implicados ampliem seus conhecimentos sobre como proceder durante a aprendizagem dos alunos deficientes auditivos.