RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE DO PROCESSO DE CONFIGURAÇÃO DOS SABERES DOCENTES
Resumo
O presente trabalho tem a intenção de analisar aspectos relacionados à formação de professores, tendo como pano de fundo o Plano de Formação Continuada, desenvolvido em uma escola estadual do município de Erechim, RS nos anos de 2012 a 2013. O referido estudo se estrutura a partir de uma perspectiva metodológica reflexiva e problematizadora, partindo de uma contextualização teórica - histórica acerca da formação docente e da constituição dos saberes na docência. Prosseguindo, analisa as ações formativas realizadas pela escola elucidando as temáticas estudadas e a metodologia adotada, com a intenção de situar o plano de formação no campo teórico que embasa as concepções de formação docente/produção de saberes. Os resultados deste trabalho ficam expressos nas reflexões realizadas, configurando formas diferentes de pensar e estruturar o processo de formação de professores, bem como, possibilitaram a configuração de uma pesquisa mais aprofundada sobre “a constituição dos saberes na e para a docência”, que está em desenvolvimento.