PROFESSOR REFLEXIVO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Resumo
Resumo
Este trabalho propõe uma “olhar” sobre os professores reflexivos e suas possibilidades, aproximações e desafios, na atuação reflexiva na escola de educação integral. Os aspectos teóricos desse trabalho circulam entre os pressupostos voltados para o problema na perspectiva de uma prática pedagógica criadora e criativa a partir da ação-reflexão-ação. Diante de uma educação marcada por um modelo de conhecimento linear e fragmentador, buscou-se a discussão por intermédio de uma teorização de caráter argumentativo. Esta busca foicentrada na pergunta de forma ontológica,delineando-se a seguinte problemática: Quais os desafios e possibilidades concernentesao professor reflexivo para dar sua contribuição ao implementar inovações e mudanças na escola de educação integral? Contém esta problematização, as premissas de reflexões de que o educador atinja o objetivo de proporcionar aos alunos e ao contexto escolar, respostas adequadas às exigências do século XXI. Também buscou desvelar a postura que deve ser observada desde o início da sua formação, passando pela necessidade de sua constante atualização até o desenvolvimento do seu trabalho no coletivo da escola, na transdiciplinaridade dos saberes nas suas práticas pedagógicas compartilhadas no contexto das complexidades na educação integral. Por fim, enxergou-se a possibilidade de transformar a escola de educação integral e ao seu desenvolvimento pela necessidade de proporcionar as condições indispensáveis a sua inclusão no mundo pelo processo de religação de saberes. Assim, mediante a transdiciplinaridade nas práticas pedagógicas compartilhadas, a partir do trabalho de configuração/reconfiguração de saberes proposto pelos professores reflexivos a toda comunidade escolar.
Palavras-chave: professor, reflexivo, escola, integral.