PROCESSO CRIATIVO DO CONCEITO À FORMA: UM MÉTODO VIVENCIADO NO CURSO DE DESIGN DA UNOESC – CAMPUS DE XANXERÊ

Autores

  • Karina Tissiani UNOESC
  • Walter Strobel Neto UNOESC

Resumo

Este trabalho tem o intuito de relatar uma experiência relativa à utilização do Método de Incentivo à Criatividade: do Conceito à Forma, vivenciada no componente curricular Projeto III, do Curso de Design da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) – Campus de Xanxerê. Este método objetiva maior compreensão por parte dos estudantes no que se refere à capacidade criativa e inovadora, considerando que estes critérios são requisitos fundamentais na formação profissional desta área. Nele são consideradas as referências inerentes aos acadêmicos; suas origens culturais e sociais contribuem na formação de um repertório a qual tem grande interferência no processo criativo; partindo dessas referências é que se obtêm os resultados projetuais. No entanto, pela falta de experiência dos acadêmicos, projetos simples, muitas vezes, são vistos como árduos, tornando o processo penoso. Diante dessa realidade, testou-se o método objetivando conduzir o aluno nas etapas criativas, utilizando ferramentas específicas que possibilitem o desenvolvimento do conceito, estimulando a formação de um repertório conciso e sua tradução em formas. Este processo foi aplicado tendo respostas positivas, uma vez que o método contribuiu imensamente no processo de desenvolvimento do projeto; ainda pelo fato de que uma ação conduz a outra, os alunos superaram algumas dificuldades, chegando a um resultado inovador.

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Como Citar

Tissiani, K., & Neto, W. S. (2011). PROCESSO CRIATIVO DO CONCEITO À FORMA: UM MÉTODO VIVENCIADO NO CURSO DE DESIGN DA UNOESC – CAMPUS DE XANXERÊ. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1288

Edição

Seção

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem