POSSÍVEIS CAMINHOS A TRILHAR: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS FORMATIVAS DO CELTA
Resumo
O trabalho apresenta a análise das práticas do curso Certificado em Ensino de Língua Inglesa para Adultos (CELTA), com o objetivo de compreendê-las enquanto conjunto de ações compromissadas com a formação do professor de língua inglesa e, a partir delas, delinear contribuições significativas ao ambiente acadêmico. Para a análise das práticas formativas e, portanto, para o alcance das metas estipuladas, escolheu-se a abordagem qualitativa como metodologia, sendo o relato de experiência a tipologia adotada. Mais que a descrição de vivências, o compromisso foi com a reflexão e entendimento destas para, então, configurar contribuições para a formação profissional do docente atuante no ensino de língua inglesa. Para tanto, o trabalho fundamenta-se em autores, como: Libâneo (1994), Knezevic e Scholl (1996), Black e Wiliam (1998), Black et al. (2003), Good e Brophy (2008), entre outros. Configuram-se contribuições para a formação de professores: (a) teoria e prática são indissociáveis; (b) planejar é comprometer-se com a aprendizagem; (c) traçar objetivos se faz tarefa essencial para planejar ações formativas; (d) a participação é ponto-chave para o desenvolvimento; (e) promover feedback é desejar aperfeiçoamento e/ou superação. O estudo evidencia as consequências positivas da aplicação de tais práticas para a aprendizagem do estudante, este que age como protagonista e participante ativo do processo. Além disso, a constatação de tal fato revela a necessidade de ações significativas relacionadas às atividades nos cursos de formação de professores, trazendo à tona reais possibilidades de concretização das práticas no ambiente acadêmico e no ensino em geral.Downloads
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Como Citar
Punhagui, G. C., & Souza, N. A. de. (2011). POSSÍVEIS CAMINHOS A TRILHAR: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS FORMATIVAS DO CELTA. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1287
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Seção
Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem