POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Resumo
Neste relato de experiência, apresentam-se algumas considerações acerca do ensino da matemática. Observando a atual conjuntura da educação básica, discutiu-se a necessidade de inovar em sala de aula, tornando o ensino prazeroso e atraente. São relacionadas algumas práticas de ensino em matemática nas escolas municipais de Chapecó, SC e reflexões sobre algumas possibilidades metodológicas, procurando inserir os educandos em um processo de ensino e aprendizagem de forma ativa e dinâmica. O principal objetivo deste relato é destacar as facilidades de se trabalhar por meio de projetos e a capacidade de aliar estes com os diferentes métodos para o ensino da matemática. Considera-se que algumas intervenções pontuais realizadas pelo professor possam fazer a diferença na sala de aula, permeando várias práticas; a mediação do professor garante um aprendizado significativo. Buscou-se, como articuladora, promover discussões a respeito das tendências no ensino da matemática e garantir que o ensino ocorresse a partir de uma, perpassando as necessidades da unidade escolar destacadas no projeto de trabalho, com foco na aprendizagem. Considerar o espaço de vivência do educando é uma condição necessária para o desenvolvimento do trabalho docente, visto que o conhecimento empírico do aluno deve ser respeitado e, a partir dele, devem ser construídos novos conhecimentos com base científica, destacando como possível alternativa didática a etnomatemática, modelagem matemática, matemática e leitura, resolução de problemas e jogos matemáticos como possíveis metodologias para atingir os objetivos dispostos.Downloads
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Como Citar
Cól, L. de. (2011). POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1286
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Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem