O ERRO E A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS
Resumo
A prática avaliativa classicatória, no interior das escolas, vem cedendo lugar para outra, exercida com sentido mais formativo. Nesse contexto, espera-se que o erro passe a ser concebido como indicador diagnóstico para orientar professores e alunos. Todavia, cumpre questionar: como professores e alunos concebem o erro no processo de ensino e aprendizagem? Como professores e alunos sentem-se quando erram em situações avaliativas, no contexto escolar? Este trabalho, assim, tem por objetivo geral o de confrontar e analisar as concepções de erro manifestas por professores e alunos. A pesquisa qualitativa configurou-se como a opção mais pertinente. A coleta de dados teve por fonte a representação pictórica do sentimento frente ao erro cometido em situações de avaliação escolar, bem como pelo registro das explicações manifestas por 47 alunos e 29 professores do ensino fundamental II. A análise das imagens, aliada à análise das explicações proferidas possibilitou determinar as unidades temáticas. A análise dos dados revelou não haver discrepância entre as concepções discente e docente no concernente ao erro. Todos temem e se entristecem frente a ele e poucos reagem favoravelmente, tracejando alternativas para a sua superação. A predominância de sentimentos negativos, como: ansiedade, medo, frustração, raiva, desespero, desesperança faz-se presente nas imagens traçadas sobre o papel, bem como nas palavras escritas no verso das folhas. A evitação é uma das consequências e, pari passu, outra é o abandono do desejo de tentar.Downloads
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Como Citar
Souza, N. A. de, Favarão, C. F. de M., Galvão, E. C., Punhagui, G. C., Correia, L. C., Cestari, M. L., & Sibila, M. C. C. (2011). O ERRO E A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1282
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Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem