EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO COM A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA ITINERANTE EM LAGES, SC

Autores

  • Marilza Gobetti UNIPLAC
  • Aidamar Seminotti Hoffer UNIPLAC

Resumo

Nesse artigo vamos abordar a experiência da Escola Itinerante Maria Alice Wolff que atende comunidades rurais, localizada no município de Lages, SC. Nossa investigação teve ênfase na temática do uso dos recursos tecnológicos e sua influência na vida desses alunos do campo, abordando os espaços informacionais, uma vez que as tecnologias estão postas nessa escola e as relações que os professores estabelecem no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para a educação. Nosso objetivo por meio deste estudo foi analisar a experiência dessa escola, fazendo um estudo aprofundado sobre sua história e seu contexto de atuação, desde o processo de criação do projeto, o investimento das políticas públicas educacionais, analisando as práticas pedagógicas dos professores envolvidos nesse processo e os espaços informacionais a partir da vivência dos alunos e dos professores no seu cotidiano. Considerando os referenciais de Paulo Freire e Michel Serres, que segundo eles não se trata de demonizar as técnicas e as ciências, pois elas traduzem segundo eles, a própria historicidade da condição humana. A metodologia foi ancorada na pesquisa qualitativa que permite trabalhar com descrições, comparações e interpretações. Nesta abordagem enfatizamos mais o processo de apropriação cultural  das tecnologias com a preocupação de retratar a perspectiva dos participantes. Os resultados obtidos demonstram  as dificuldades dos professores na utilização das TICs a demanda dos alunos ao acesso dessas TICs. Constatamos ainda que as tecnologias estão em todos os espaços e territórios, presentes também no campo. Esta pesquisa é um recorte textual de um trabalho no Mestrado em Educação da Uniplac.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Gobetti, M., & Hoffer, A. S. (2011). EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO COM A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA ITINERANTE EM LAGES, SC. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1269

Edição

Seção

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem