COMPORTAMENTOS DE PLANEJAR ENSINO DE PROFESSORES DO ENSINO REGULAR PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Autores

  • Dagmar Bittencourt Mena Barreto UNOESC
  • Jorgiana Baú Mena Barreto UNOESC

Resumo

Tendo em vista que o planejamento do ensino deve conter requisitos necessários para transformar a realidade dos alunos, e o desempenho dos alunos remete diretamente à necessidade de considerar aspectos relativos à formação de professores, investigar o planejamento de professores de alunos com deficiência se faz importante em especial em meio ao processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. As necessidades do aprendizado efetivo do aluno com deficiência remetem ao questionamento sobre características necessárias para trabalhar com alunos com deficiência, sendo o professor mediador desse processo. Assim, foi objetivo do estudo verificar as características do comportamento de planejar ensino de professores que atuam no ensino regular e ministram aulas para alunos com deficiência. Participaram cinco professoras que ministravam aulas no ensino regular de diferentes escolas e que tinham em suas salas de aula alunos com deficiência, mais especificamente, deficiência mental. Um roteiro de entrevista foi elaborado com base nas variáveis: características gerais do professor e comportamento de planejar ensino do professor. Os dados coletados possibilitaram identificar que as concepções das professoras sobre os processos de ensinar e aprender, na sua maioria, evidenciam a aprendizagem do aluno por “transmissão de conhecimento”; as concepções sobre objetivos de ensino fazem referência a “metas para o professor seguir”, sem considerar o que o aluno deve ser capaz de apresentar como mudança comportamental e também não fica evidenciado o que o aluno efetivamente deveria aprender. Considerando os dados obtidos é possível concluir que o planejamento do ensino para alunos com deficiência não é caracterizado pela mudança de comportamento do aluno. Esse aspecto remete a refletir sobre que preparação as professoras que atuam no ensino regular estão recebendo em virtude das políticas públicas de inclusão e a formação profissional dos pedagogos em instituições de ensino superior.

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Como Citar

Barreto, D. B. M., & Barreto, J. B. M. (2011). COMPORTAMENTOS DE PLANEJAR ENSINO DE PROFESSORES DO ENSINO REGULAR PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1265

Edição

Seção

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem