A ARTICULAÇÃO ENTRE A GESTÃO UNIVERSITÁRIA E A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM PROL DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar três experiências vivenciadas em dois Centros Universitários e em uma Universidade localizados no estado de São Paulo, que enfocam a articulação entre a gestão universitária e a avaliação institucional, com vistas à melhoria da qualidade da educação superior. A perspectiva de que todo e qualquer processo de transformação passa, necessariamente, pela avaliação e que esta tem como propósito provocar melhorias, é amplamente discutida no trabalho em questão. Nessa direção, é enfocada a avaliação emancipatória, com propósito formativo, como propulsora de mudanças qualitativas que implicam melhoria do ensino sociocultural. Ainda que consideremos as idiossincrasias e as peculiaridades de cada uma das Instituições, por meio de análise documental e observação participante, pudemos constatar que a avaliação externa articulada à avaliação interna, considerando as atuais políticas públicas de avaliação da educação superior, contribui, sobremaneira, para a redefinição das políticas internas das instituições de ensino superior e para a reorientação do plano de desenvolvimento institucional, do projeto pedagógico institucional e dos projetos pedagógicos dos cursos. Sem esgotar o assunto e isento de prescrição, o presente trabalho tem potencial para desencadear reflexão, a partir da problematização dos caminhos trilhados pelas Instituições na contemporaneidade, tendo em vista a tensão permanente que se estabelece entre as exigências da lógica do mercado e o compromisso com a construção de uma sociedade que se diferencie pela justiça social.Downloads
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Como Citar
Rios, M. P. G., & Sousa, K. L. de O. (2011). A ARTICULAÇÃO ENTRE A GESTÃO UNIVERSITÁRIA E A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM PROL DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1232
Edição
Seção
Eixo 4. Organização e Gestão da Educação Superior