OS PRIMEIROS SOCORROS COMO UMA COMPETÊNCIA DE EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS REFERENTES À VIDA E À SAÚDE: O DESAFIO DO EDUCADOR INFANTIL

Autores

  • Carolina Siqueira Ribeiro FACVEST

Resumo

No espaço escolar é comum a ocorrência de acidentes, entretanto, sabe-se que as instituições de ensino precisam estar preparadas para providências emergenciais nos casos desses eventos, assim como para a prevenção destes. Nessa perspectiva, este artigo discute os fundamentos e questões de uma dissertação em desenvolvimento, que tem por objetivo geral verificar o entendimento do educador infantil sobre os primeiros socorros como uma competência de efetivação dos direitos referentes à vida e à saúde. Esta investigação traduz um grande esforço no sentido de religar disciplinas para a construção de saberes articulados com vistas à construção de competências do educador infantil. Nesse sentido entende-se que o educador pode ser o agente desencadeante de toda uma mudança se souber lidar com os acidentes, pois trabalha diretamente com a criança e indiretamente com os pais, configurando-se, portanto, em um agente de extrema importância a atuar nesta inovação. Esta pesquisa vem sendo desenvolvida com os professores de um centro de educação infantil na cidade de Lages/SC conforme aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade do Planalto Catarinense. Optou-se por um estudo de caso de caráter qualitativo, cuja coleta de dados já foi realizada por meio de duas técnicas: observação e entrevista semiestruturada, utilizando a abordagem por conveniência. No momento os dados estão sendo analisados, mas espera-se contribuir com a discussão sobre primeiros socorros, destacando a importância dessa competência do professor da educação infantil na efetivação dos direitos referentes à vida e à saúde.

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Como Citar

Ribeiro, C. S. (2011). OS PRIMEIROS SOCORROS COMO UMA COMPETÊNCIA DE EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS REFERENTES À VIDA E À SAÚDE: O DESAFIO DO EDUCADOR INFANTIL. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1228

Edição

Seção

Eixo 3. Organização e Gestão da Educação Básica