AS RELAÇÕES INTERNAS DE UM SISTEMA EDUCACIONAL: DINÂMICAS DE PODER E ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO EM UM CONTEXTO LOCAL
Resumo
O texto busca problematizar – amparado por uma revisão bibliográfica temática – , a relação entre a secretaria de educação de uma rede pública de ensino (mantenedora) e as escolas subordinadas a esta secretaria (mantidas), objetivando indicar em que medida as relações travadas no interior de um sistema educacional podem colaborar na interpretação das dinâmicas de poder e gestão na educação básica. Como espaço da pesquisa, foi eleita a rede municipal de ensino de um município de médio porte no interior sul-rio-grandense, ao longo de três administrações (1993-1996; 1997-2000 e 2001-2004). O período delimitado foi resgatado por meio de uma vasta documentação, composta basicamente por: atas de reuniões; reportagens de jornais locais e registros produzidos por integrantes do sistema educacional. O exame da documentação, cotejado com a revisão bibliográfica temática, permitiu aproximações com o pensamento de Michel Foucault (1926-1984), evidenciando três dimensões que pautaram as relações internas no sistema educacional em tela: a dimensão “tarefeira”; a dimensão de controle e fiscalização e a dimensão de liderança da mantenedora em relação à rede de escolas. Por fim, importa esclarecer que em quaisquer das três dimensões, estratégias de poder disciplinar, relações verticais e condução do trabalho da rede centralizado prioritariamente na secretaria de educação, estiveram presentes.Downloads
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Como Citar
Esquinsani, R. S. S. (2011). AS RELAÇÕES INTERNAS DE UM SISTEMA EDUCACIONAL: DINÂMICAS DE PODER E ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO EM UM CONTEXTO LOCAL. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1221
Edição
Seção
Eixo 3. Organização e Gestão da Educação Básica