A RODA DE CAPOEIRA NA RODA DO CONHECIMENTO: UMA PRÁTICA EDUCATIVA
Resumo
O paradigma da complexidade referenciado por Edgar Morin ajuda-nos a compreender a perspectiva de articulação de diversos campos do conhecimento e colocar “a roda de Capoeira na roda do conhecimento humano” a partir da noção de transversalidade. A capoeira pode ser interpretada de diversas maneiras, podendo adquirir formas e valores variados e possibilitar a interação social por meio de sua prática, da convivência com o grupo, por meio do ritual da roda e do jogo de capoeira. O jogo da capoeira aparece como principal fator de relação entre os praticantes desta arte, um verdadeiro diálogo, uma nova relação, harmônica e sistematizada por códigos e valores intrínsecos à prática da capoeira que, muitas vezes, são notadas apenas por seus praticantes. Nesse sentido, este estudo bibliográfico torna-se relevante por apresentar uma construção de conhecimento capaz de abrir outras possibilidades para a roda de capoeira e para a própria Educação Física, que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), educando crianças e adolescentes a partir da escola para uma convivência respeitosa e pacífica. O objetivo desse estudo é discutir a roda de capoeira como possibilidade efetiva de construção de conhecimento sobre transversalidade no currículo escolar. A Roda de Capoeira parece-nos apresentar possibilidade de renovação do cotidiano da escola por permitir problematizações acerca da violência, do respeito, da diversidade de saberes e comprometimento mútuo, produzida na rede de relações de diferentes sujeitos, sistemas vivos e sociais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Wielecosseles, L. M. (2011). A RODA DE CAPOEIRA NA RODA DO CONHECIMENTO: UMA PRÁTICA EDUCATIVA. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1220
Edição
Seção
Eixo 3. Organização e Gestão da Educação Básica