A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES ACERCA DO CONCEITO DE COMPETÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE LAGES, SC
Resumo
Neste século XXI, dominar os conhecimentos por intermédio dos quais o homem compreende o mundo que o rodeia, dependerá da forma como a escola estará trabalhando as competências e habilidades necessárias para a evolução humana no trabalho, nas relações interpessoais e na solução de conflitos. O Currículo por Competências está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (MEC/1999), mas nem sempre os professores compreendem estas orientações. Nosso objetivo foi analisar como os responsáveis pela formação continuada dos docentes de 1º ao 9º ano do ensino fundamental de Lages conduzem a aplicação do currículo por competências, proposto nos PCNs. Desenvolvemos a pesquisa mediante questionários elaborados durante a formação. Consideramos como desafio educativo a formação de homens e mulheres íntegros, autônomos, intelectualmente ativos e independentes, capazes de enfrentar as situações e problemas que a vida lhes apresentar, servindo seus concidadãos, contribuindo na solução dos problemas atuais da humanidade. Entretanto, os resultados deste estudo mostraram as contradições existentes entre teoria e a prática. Dos professores do 5º ano pesquisados, a maioria não consegue amparar suas respostas pela falta de conhecimento sobre o assunto, sendo por vezes incoerentes no comparativo entre perguntas e respostas. É certo que a educação por competências está longe de resolver o problema da práxis desses professores. Para que as práticas educativas sejam eficazes na formação integral do indivíduo, o professor deverá ser mediador e estar preparado para organizar e dirigir as situações de aprendizagem, envolvendo os alunos em atividades de pesquisa, leitura e escrita, tornando-os curiosos, críticos e reflexivos.Downloads
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Como Citar
Melo, J. I. V. de, & Zangelini, N. M. (2011). A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES ACERCA DO CONCEITO DE COMPETÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE LAGES, SC. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1212
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Eixo 2. Formação e valorização dos profissionais da Educação