A CONSTRUÇÃO FILOSÓFICA DO PERFIL DOCENTE: REFLEXÕES NECESSÁRIAS À PRÁTICA

Autores

  • Fabiana Martinello Paez UNESC
  • Antonio Serafim Pereira UNESC

Resumo

Pensar em perfil profissional docente, remete-nos ao processo de formação continuada de professores. Acreditamos que o perfil docente está intimamente relacionado, ou, ainda, é o resultado do processo de autoformação, de reelaboração dos saberes iniciais em confronto com a prática vivenciada ao longo de seu percurso. Nesse processo o docente constrói e reconstrói seus saberes, conforme a necessidade de sua utilização e suas experiências. Estes saberes vão-se constituindo a partir de uma reflexão na e sobre a prática. Nesse sentido, objetivamos neste trabalho refletir sobre a construção filosófica do perfil docente no processo de formação continuada, a partir dos princípios que constituem as principais concepções filosóficas da educação, entre as quais as propostas por Saviani (1994), a saber: humanista tradicional, humanista moderna, analítica e concepção dialética. No texto, além de se descrever as concepções mencionadas, discute-se como se relacionam ou se articulam com as correntes ou tendências filosóficas. Destaca-se a importância do docente produzir sua identidade profissional fundamentada em princípios e referências de mundo, utilizando-se criticamente das contribuições e dos debates filosóficos, a fim de que possa ter clareza que sua prática precisa pautar-se pela intencionalidade. Também para que tome consciência de que não basta responder à pergunta: qual o tipo de cidadão/ã queremos formar e em que mundo queremos que vivam? É preciso, pois, que tenha presente a base filosófica que ampara seu pensar e seu fazer. Que sua opção seja pela concepção dialética, para que possa  compreender as consequências de usar, consumir, reproduzir, criar, produzir e comunicar conhecimentos. Acreditamos que, por esta via (que não é a única), pode-se construir a lucidez de que necessitamos para perceber as significações traduzidas no currículo escolar e quais as intervenções necessárias para que possamos produzir novos projetos curriculares e novas significações. Quem sabe uma nova visão sobre projeto pedagógico e sobre  formação docente? especialmente, a continuada? necessários! É nesta linha que este trabalho se desenvolve e se conclui.

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Como Citar

Paez, F. M., & Pereira, A. S. (2011). A CONSTRUÇÃO FILOSÓFICA DO PERFIL DOCENTE: REFLEXÕES NECESSÁRIAS À PRÁTICA. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1208

Edição

Seção

Eixo 2. Formação e valorização dos profissionais da Educação