A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA NA ESCOLA
Resumo
Este estudo tem como temática a construção de competências na escola, com o objetivo de analisar a percepção acerca do conceito de competências dos professores do ensino fundamental I do Colégio Maria Imaculada, da cidade de Curitibanos, uma escola da rede particular de ensino. Investigou-se como o professor de uma escola particular compreende e aplica o conceito de competência. A metodologia utilizada caracteriza-se como qualitativa, descritiva e exploratória. Buscou-se embasamento teórico, principalmente, nas ideias de: Morin, Perrenoud, Saviani, Freire e Antunes. O instrumento de pesquisa utilizado para a verificação consistiu de uma entrevista estruturada respondida por seis professoras do ensino fundamental I do referido Colégio, com seus nomes alterados para nomes de deusas gregas como forma de preservar suas identidades. Os dados coletados foram tratados, organizados e analisados por meio da técnica da análise de conteúdo de Bardin. Este estudo surgiu a partir das discussões propostas sobre o ensino de competências na disciplina de Conhecimentos e Saberes ministrada no Curso de Mestrado em Educação na Universidade do Planalto Catarinense. Os resultados obtidos demonstraram que as professoras compreendem e aplicam o conceito de competências no processo de aprendizagem de seus alunos, que existe segurança, conhecimento, criticidade e preocupação com a aprendizagem como elemento de emancipação do sujeito social.Downloads
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Como Citar
Alberton, A., Martins, L. da S., & Lima, L. C. (2011). A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA NA ESCOLA. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1207
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Eixo 2. Formação e valorização dos profissionais da Educação