SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO: REFLEXÕES – O CONTEXTO E A IMPLEMENTAÇÃO

Autores

  • Ledriana Minusculi Panis UNOESC

Resumo

O trabalho tem por objetivo discutir aspectos relacionados à institucionalização dos sistemas municipais de ensino, criados pela Constituição Federal de 1988 e definidos pela atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A estratégia metodológica adotada compreendeu consulta às obras de autores da área e à legislação específica. Como parte de uma investigação que busca analisar as condições locais de organização e implementação dos sistemas municipais de ensino de uma região, aborda a ideia de Sistema Nacional de Educação no Brasil, entendendo-o como parte do contexto, bem como o papel dos sistemas municipais de ensino no atual regime federativo. Concluiu que a possibilidade de os municípios implementarem seus próprios sistemas de ensino, agora com autonomia e competências próprias, pode concordar com a efetivação de projetos educacionais locais também comprometidos com o desenvolvimento da educação nacional. De toda forma, sugere a necessidade de avanços nas reflexões, tomando por referência o campo da prática em contextos municipais específicos.

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Como Citar

Panis, L. M. (2011). SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO: REFLEXÕES – O CONTEXTO E A IMPLEMENTAÇÃO. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1197

Edição

Seção

Eixo 1 - Estado e Políticas Públicas de Educação