PROCESSOS DE OPERACIONALIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA – PROVA BRASIL

Autores

  • Alenis Cleusa de Andrade UNISINOS

Resumo

Conviver com uma sistemática de avaliações em larga escala já é um fato comum no cotidiano escolar, constituindo-se como um processo avaliativo abrangente. A aplicação da prova acontece em meio a toda diversidade do território brasileiro, onde possivelmente muitas questões surgem durante o processo de sua aplicação. O objetivo deste estudo é descrever como ocorre o processo de aplicação da Prova Brasil nas instituições de ensino brasileiro a partir da investigação em quatro escolas da rede municipal de educação básica, situadas no município de São Leopoldo. A metodologia de pesquisa consistiu em coletar dados em Escolas da Rede Municipal de Ensino, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul por meio de entrevistas semiestruturadas destinadas aos agentes envolvidos em cada âmbito. Foram realizadas consultas à legislação e documentos oficiais. A análise do processo de aplicação da Prova Brasil demonstrou a complexidade envolvida em sua execução, onde vários atores passam a intervir no cotidiano escolar seguindo diferentes temporalidades. Temporalidades que provocaram uma articulação na gestão escolar para bem se prepararem para receber a aplicação da Prova Brasil. A avaliação em larga escala orientada a resolver os problemas das redes de ensino baseia-se em pressupostos de avaliar para movimentar os sistemas de gestão educacional em busca de melhores condições de oferta de ensino. Nesse contexto, a escola é ou deverá ter processos eficientes, capazes de trabalhar, questionar e assimilar esta sistemática produção de informações, assumindo características cada vez mais operacionais e gerenciais “levando” à superação de problemas. É relevante discutir sobre como ocorre o processo de aplicação da Prova Brasil, pois a avaliação em larga escala pode assumir novas formas, de acordo com o contexto social dos sistemas de ensino.

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Como Citar

Andrade, A. C. de. (2011). PROCESSOS DE OPERACIONALIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA – PROVA BRASIL. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1195

Edição

Seção

Eixo 1 - Estado e Políticas Públicas de Educação