O INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS E ESTUDOS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA E SUAS INTER-RELAÇÕES COM AS AVALIAÇÕES ESTANDARDIZADAS

Autores

  • Camila Regina Rostirola UNOESC

Resumo

O trabalho faz parte de um estudo ampliado, que compõe o Programa “Observatório da Educação”, cujo objetivo é avaliar a potencialidade e o alcance das estratégias e ações deflagradas pelas redes públicas municipais, no que se refere aos indicadores de qualidade do ensino fundamental. Trata, especificamente, de estudo bibliográfico e documental sobre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o intuito de apreender e captar as funções e atribuições desta autarquia a partir da adesão do Brasil aos processos de regulação pautados nas avaliações em larga escala. Estima-se que a conformação de novas políticas públicas de avaliação, vem delineando novas funções e atribuições a este órgão público criado em 1937. O Inep, como instituto de pesquisa, tornou-se o grande responsável pela computação de dados estatísticos referentes à situação educacional do país e o idealizador dos índices de desenvolvimento na educação básica. Concentra-se especificamente na difusão de ideologias de que a qualidade de ensino está diretamente relacionada aos resultados mensuráveis e quantitativos obtidos nas avaliações e testes padronizados.

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Como Citar

Rostirola, C. R. (2011). O INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS E ESTUDOS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA E SUAS INTER-RELAÇÕES COM AS AVALIAÇÕES ESTANDARDIZADAS. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1188

Edição

Seção

Eixo 1 - Estado e Políticas Públicas de Educação