EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POLÍTICAS E DESAFIOS À GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO

Autores

  • Rosane Fátima da Conceição Branco UNOESC

Resumo

Como parte de uma pesquisa que busca investigar os avanços alcançados por estas políticas em termos de garantias do direito à educação de jovens e adultos trabalhadores brasileiros, o trabalho apresenta as primeiras reflexões construídas a partir da revisão teórica e do levantamento preliminar de alguns dados oficiais do atendimento nesta modalidade de educação. Ressalta ainda o discurso utilizado por organismos internacionais que confere à educação escolar o status de eixo propulsor para o desenvolvimento socioeconômico dos países, bem como a crescente desobrigação governamental em relação aos direitos sociais, entre eles, os educacionais. Sob o argumento de que o analfabetismo será resolvido pela universalização do ensino básico de crianças e jovens em idade apropriada, questiona a exclusão da EJA do quadro prioridades educacionais ao longo das últimas décadas. Conclui observando que há fortes indícios de que as políticas públicas adotadas nas últimas décadas para a educação de jovens e adultos no Brasil não têm sido suficientemente capazes de promover avanços significativos em termos de cobertura. Ao mesmo tempo que são proclamadas a equidade e a democratização do acesso à educação escolar, assiste-se a uma progressiva desobrigação governamental que acentua o comprometimento dos direitos fundamentais da classe trabalhadora, como o direito à educação.

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Como Citar

Branco, R. F. da C. (2011). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POLÍTICAS E DESAFIOS À GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1185

Edição

Seção

Eixo 1 - Estado e Políticas Públicas de Educação