AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR: PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS E POLÍTICOS NO CONTEXTO DA EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA BRASILEIRA

Autores

  • Dilmar Kistemacher UNISINOS
  • Berenice Corsetti UNISINOS

Resumo

O artigo apresenta resultados da pesquisa sobre a avaliação do rendimento escolar a partir da análise de artigos publicados pela Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP). O recorte temporal compreende o período que se estende de 1944, ano de fundação da Revista, até o ano de 1964, momento da ruptura política no Brasil com o golpe civil-militar. O interesse pelo rendimento escolar e pela qualidade da educação dos alunos, nos diferentes níveis de ensino, especialmente da rede pública, está inserido no contexto das mudanças políticas e socioculturais experimentadas no Brasil desde a República Velha. Analisa-se o processo social e histórico de construção de princípios pedagógicos para a educação, especialmente, no que se refere às dimensões da avaliação e da qualidade do ensino, ou, ainda, a análise do texto e contexto de produção de sentidos. Constatou-se a partir dos artigos estudados que a escola, como instituição sistemática e moderna deveria trabalhar para atingir, de modo eficiente, os seus fins e objetivos. Verificou-se que o rendimento escolar era não somente um desejo, mas um princípio estabelecido para a escola. Caso ela não apresentasse eficientemente os resultados considerados adequados, era preciso realizar intervenções políticas e pedagógicas, a fim de corrigir as falhas no sistema de ensino. Assim, a pesquisa evidenciou que os artigos difundiram um conjunto de crenças e valores que contribuíram para afirmar uma concepção educacional calcada no modelo de uma sociedade capitalista, moderna e democrática, nos limites que o próprio contexto histórico apresentou.

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Como Citar

Kistemacher, D., & Corsetti, B. (2011). AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR: PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS E POLÍTICOS NO CONTEXTO DA EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA BRASILEIRA. Colóquio Internacional De Educação, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/1182

Edição

Seção

Eixo 1 - Estado e Políticas Públicas de Educação