TRANSTORNOS MENTAIS NA ADOLESCÊNCIA: INCIDÊNCIA EM UM ESCOLAS DE UM MUNICÍPIO CATARINENSE DE PEQUENO PORTE

Autores

  • Charlene Pompermaier Unoesc Campus Xanxerê
  • Danieli Cristina Sonaglio do Nascimento Unoesc
  • Flavia Alessandra Silva Dorneles Unoesc

Resumo

O aumento na incidência de transtornos mentais na adolescência vem chamando atenção, sendo associados a diversos fatores: proximidade da idade adulta, construção de vida social; emoções conturbadas; iniciação sexual, dentre outros. Desta forma, este trabalho teve como objetivo identificar a incidência de transtornos mentais em adolescentes estudantes do ensino médio de uma escola pública e uma escola privada de um Município de Pequeno Porte do Oeste Catarinense. Trata-se de um estudo epidemiológico exploratório,  realizado através de questionário com os pais/ responsáveis pelos adolescentes. Foram obtidas quarenta e sete respostas, sendo a maioria de estudantes da escola pública. Dentre as alterações de comportamento, a instabilidade emocional e diminuição de interesse tiveram maior incidência. Desavenças com conhecidos, bullying na escola e separação dos pais foram os fatores de risco mais relatados. Vinte pais (42%) procuraram atendimento em saúde mental, sendo que 14 adolescentes receberam diagnósticos de transtornos. Conhecer a incidência dos adolescentes com transtornos mentais é fundamental para que pais, professores e profissionais de saúde possam atuar em conjunto, prevenindo sua ocorrência.

Palavras-chave: Transtornos mentais. Adolescentes. Incidência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danieli Cristina Sonaglio do Nascimento, Unoesc

Acadêmica do 6º período de Graduação em Enfermagem da Unoesc Xanxerê. Bolsista do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – Uniedu.

Flavia Alessandra Silva Dorneles, Unoesc

Acadêmica do 6º período de Graduação em Enfermagem da Unoesc Xanxerê. Bolsista do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – Uniedu.

Downloads

Publicado

2022-12-21

Como Citar

Pompermaier, C., Sonaglio do Nascimento, D. C., & Silva Dorneles, F. A. (2022). TRANSTORNOS MENTAIS NA ADOLESCÊNCIA: INCIDÊNCIA EM UM ESCOLAS DE UM MUNICÍPIO CATARINENSE DE PEQUENO PORTE. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 7, e32468. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/32468

Edição

Seção

Área das Ciências da Vida e Saúde – Artigos