A NOÇÃO DE LEITURA E DE SUJEITO-LEITOR DA ANÁLISE DE DISCURSO: UM PROCESSO QUE MOBILIZA SENTIDO(S)

Autores

Resumo

Este artigo objetiva compreeender epistemologicamente a noção de leitura e de sujeito-leitor sob a perspectiva teórica da Análise do Discurso, atravessada pelo modo como as produções linguageiras que circulam na sociedade dizem da leitura (imaginário e simbólico) e do sujeito-leitor. Olha-se para o modo de produção de leitura e para o sujeito-leitor, pensando um processo sócio-histórico de produção de sentidos, a partir de um lugar social, atravessado por um mosaico de discursos.  Propõe-se apresentar, aqui, por meio de pesquisa bibliográfca, um olhar para essas noções que pode se traduzir em arcabouço teórico,  na perspectiva discursiva, um campo de saber específico, que dialoga com a Linguística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Especialista em Aspectos Perridiológicos de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e em Língua e Texto: Análise e Produção pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc. Graduada em Letras Português, Inglês e Espanhol e respectivas Literaturas. É professora e pesquisadora da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Xanxerê, desde 2001. 

Downloads

Publicado

2024-06-10

Como Citar

Lorenset, R. B. C. (2024). A NOÇÃO DE LEITURA E DE SUJEITO-LEITOR DA ANÁLISE DE DISCURSO: UM PROCESSO QUE MOBILIZA SENTIDO(S). Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 8, e34695. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/34695

Edição

Seção

Área das Ciências da Educação – Artigos