PROJETO DE VIDA: COMO ESSE TEMA AUXILIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO
Resumo
A fase de escolha profissional acontece na adolescência, quando ocorrem mudanças físicas e intelectuais, causando conflitos internos e externos. O objetivo desse trabalho é compreender como o tema Projeto de Vida, trabalhado no ensino médio auxilia os adolescentes na escolha da profissão. Trata-se de um estudo de opinião pública, qualitativo descritivo experimental. Foi realizado em uma escola particular em um município de pequeno porte no oeste de Santa Catarina. De acordo com os resultados verificamos uma maior incidência de jovens com afinidade na área de ciências humanas e maior dificuldade na área de exatas. Já na identificação com as áreas, teve maior opção pela área das ciências da vida e da saúde. Com relação ao componente a maioria dos entrevistados responderam que não auxiliou, pois já tinham em mente a profissão que queriam seguir, e na questão de como se visualizavam no futuro, destacaram que principalmente estar feliz e realizados com a escolha que fizeram, e a predominância pela escolha foi por vocação. Conhecer o perfil desses adolescentes permite que a escola juntamente com seus professores e os pais, possam atuar em conjunto e pensar em meios de contribuir com o futuro profissional desses adolescentes.
Palavras-chave: Adolescentes; Profissão; Formação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.