EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A GESTANTE COMO PROTAGONISTA NO PARTO
Resumo
A gravidez é um período que traz consigo dúvidas, medos e mitos em relação ao futuro e contexto familiar da gestante. Nessa fase, ocorrem mudanças físicas, emocionais e psicológicas. A equipe de saúde da família (ESF) é responsável pelo desenvolvimento de ações de cuidados voltadas para a sua população e uma das maneiras para se chegar a este objetivo acontece por meio de grupos educativos. O objetivo foi a criação e implementação de um grupo de gestante em determinada UBS, onde o foco foi trazer informações que levem a mulher a ser a protagonista do parto. Realizou-se oito encontros semanais com as gestantes da área abrangente da UBS, onde com o auxílio das ACS (Agentes Comunitários de Saúde), fez-se uma busca ativa pelas gestantes convidandos-as para os encontros. Os encontros ocorreram no período de março-abril, foram realizadas dinâmicas para a interação do grupo, paletras, demonstração de cuidados com o recém-nascido, tendo como foco trazer entendimento sobre a importância do protagonismo da mulher no parto. A resposta das gestantes foi positiva em relação a implementação do grupo, obteve-se grande engajamento das gestantes, gerou-se um vínculo maior entre a equipe de saúde e as participantes, além de proporcionar informações adequadas, esclarecendo as dúvidas das futuras mamães e instigando essas a serem as protagonistas do momento único que é o parto. Perante os resultados, gerou-se uma discussão entre a equipe multidisciplinar sobre a relevância dos grupos de educação na assistência básica e a importância da enfermagem na preparação para o parto.
Palavras-chave - Gestação. Humanização. Educação em saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.