IMPORTÂNCIA DA HIGIENE DE MÃOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Elenir Salete Frozza Salvi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Fabiana Regina Maulli Garibotti Floriani

Resumo

Trata-se de um relato de experiência, dos acadêmicos da nona fase do curso de graduação em Enfermagem da Unoesc Campus de Xanxerê/SC, uma atividade educativa realizada com os profissionais do setor da UTI do Hospital Regional São Paulo (HRSP) no mês de março de 2020. Como sugestão da enfermeira coordenadora do setor, o tema escolhido foi higiene correta de mãos, onde discutimos o assunto em uma roda de conversa realizada junto a uma dinâmica. A atividade aconteceu em dois momentos, e em duas manhãs distintas, para abranger as duas equipes que trabalham no local. Em primeiro momento a professora responsável pelas acadêmicas no dia, ficou durante 30 minutos no setor avaliando a higiene de mãos entre a realização das atividades de rotina, incluindo todos presentes no setor, em segundo momento usamos tinta guache para manipular equipamentos sem realizar a lavagem de mãos e após repassamos aos profissionais o que foi observado, e debatemos sobre o assunto. Os resultados foram utilizados para alertar a equipe quanto a necessidade da higienização correta das mãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenir Salete Frozza Salvi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2000) e graduação em Enfermagem pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2006). Tem experiência na área de Gerência no Serviço de Enfermagem e Enfermagem Administrativa, MBA em Ciências da Saúde - Área de Concentração em Urgências. Atualmente é coordenadora e professora titular no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do oeste de Santa Catarina, (Campus de Xanxerê/SC).

Downloads

Publicado

2020-05-13

Como Citar

Frozza Salvi, E. S., & Maulli Garibotti Floriani, F. R. (2020). IMPORTÂNCIA DA HIGIENE DE MÃOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA . Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 5, e24164. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/24164

Edição

Seção

Área das Ciências da Vida e Saúde – Relatos de caso