PROPOSTA ARQUITETÔNICA PARA IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE ACOLHIMENTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO OESTE CATARINENSE

Autores

  • Andressa Boschetti
  • Anderson Saccol Ferreira UNOESC

Resumo

O objetivo da pesquisa foi conceber um embasamento teórico adequado para a compreensão de um acolhimento institucional para crianças e adolescentes localizado no município de Xanxerê (SC). As informações colhidas, contêm todos os dados a respeito da infraestrutura adequada para o atendimento desses menores, com o intuito de proporcionar uma reintegração para com a sociedade em geral. O estudo teve como procedimento metodológico embasamento da contextualização arquitetônica sobre abrigos institucionais, para melhor compreender o funcionamento do acolhimento, utilizou-se o método de estudo de casos, observando as problemáticas e as soluções dos acolhimentos já existentes, com a intenção de melhorar a qualidade da proposta sugerida. Para a inserção do projeto, fez-se necessário o estudo da área compreendendo suas condicionantes físicas e legais, juntamente com o estudo do seu entorno, entendendo o funcionamento das estruturas ao seu redor. Como resultado, a cidade necessita de uma proposta que solucione todos os obstáculos físicos sem interromper no bom desenvolvimento da população infanto-juvenil, criando ambientes que sirvam como modelo para os demais acolhimentos institucionais, trazendo para estas crianças a sensação de aconchego como a de um lar verdadeiro, que proporcione todo o amor e coragem para que possam enfrentar de uma maneira mais segura os obstáculos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Saccol Ferreira, UNOESC

Mestrado Profissional em Administração, UNOESC (2017). Linha de pesquisa sustentabilidade em organizações. Pós-graduado em nível de especialização (Lato Sensu) em desenvolvimento regional e dinâmica regionais com área de concentração em políticas públicas. Formado em curso de Arquitetura e Urbanismo pela UNOESC (2007). Atua como coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo e coordenador do curso de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas na Unoesc Xanxerê. Professor de dos componentes curriculares de projeto arquitetônico, planejamento urbano e tecnologia do urbanismo. Pesquisador nas áreas de Sustentabilidade em Organizações e Projetos na área de arquitetura, urbanismo, design e tecnologias associadas (membro do grupo de pesquisa). Membro do comitê de avaliação e seleção de projetos de pesquisa da Unoesc Xanxerê. Membro do Núcleo Docente Estruturante NDE do curso de Arquitetura e Urbanismo e do curso de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOESC ? Xanxerê. Realizou consultoria em diversos municípios nas áreas de Planejamento Urbano, Plano Diretor, Plano de Mobilidade Urbana, Plano de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico. Tem experiência na coordenação e elaboração de Planos Diretores de Desenvolvimento Territoriais. Atua principalmente nos seguintes temas: Planejamento e gestão territorial, Planejamento e gestão de infraestrutura urbana, planejamento do desenvolvimento e sustentabilidade e desenvolvimento regional, projetos de arquitetura e execução de obras arquitetônicas.Também atua como cervejeiro caseiro artesanal.

Downloads

Publicado

2019-10-22

Como Citar

Boschetti , A., & Ferreira, A. S. (2019). PROPOSTA ARQUITETÔNICA PARA IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE ACOLHIMENTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO OESTE CATARINENSE. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 4, e23171. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/23171

Edição

Seção

Área das Ciências Exatas e Tecnológicas – Resumos expandidos