ANTEPROJETO DE ARQUITETURA PARA CENTRO DE EDUCAÇÃO E RECREAÇÃO INFANTIL EM IPUAÇU (SC)
Resumo
Este artigo refere-se ao anteprojeto arquitetônico com o tema: Centro de Educação e Recreação Infantil no município de Ipuaçu-SC. Com objetivo de analisar a viabilidade e necessidade de um centro de educação e recreação que venha atender crianças de zero a cinco anos de idade, priorizando a interação e desenvolvimento educacional, no processo de formação da crianças, por meio de estudos de casos que ajudam a construir um melhor entendimento formal e conceitual das estruturas físicas. Sendo que no município de Ipuaçu-SC a creche em funcionamento atende vinte crianças em período integral, além destas crianças que estão sendo atendidas a secretaria da educação ainda possui em seus dados uma lista de espera que conta com cento e cinquenta nomes de crianças aguardando um espaço físico e adequado. Levando em consideração que a educação infantil no Brasil tem ocorrido de forma progressiva nos últimos anos, acompanhada da intensificação da urbanização, as famílias passam a ter a necessidade de um local apropriado para seus filhos menores permaneçam em quanto estão trabalhando.
Palavras-chave: Educação Infantil. Desenvolvimento. Recreação
Downloads
Referências
CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988. Art° 208 incluso IV – Informações e documentações – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação. Brasília, 1988.
KOWALTOWSKI, Doris C.C.K. Arquitetura escolar: O projeto do ambiente de ensino.
Oficina de textos. São Paulo, 2011.
KUHLMANN, Junior, Moysés. Infância e Educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.
LEGO. 8º Concurso Crie e Ganhe LEGO. 2013. Disponível em:
<http://www.crieeganhelego.com.br/blog/2013/09/concurso-acaba-amanha-corra-eenvie-sua-construcao/ >. Acesso em 10 de Maio de 2016.
MAÍEL, Maria da Glória. Importância da Educação infantil. 2012. Disponível em: < http://br.monografias.com/trabalhos3/educacao-infantil/educacao-infantil2.shtml>. Acesso em 10 de Maio de 2016.
MARCILIO, Maria Luiza. A roda dos expostos e a criança abandonada na história do Brasil: 1726-1950. In: Freitas, M. (Org.). História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 1997. Acesso em 03/04/2016.
PAULO, Sophia Arquitetos Associados. Pré-Escola Móbile São Paulo (2006). Disponível em: (http://www.paulosophia.com.br/mobile1.php). Acesso em 19 de Abril de 2016.
SEGATTO, Renata Maíra. Educação Infantil para que? Uma reflexão preliminar sobre as diferentes funções a ela atribuídas no Brasil. São Carlos, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.