AVALIAÇÃO DE PATOLOGIAS E TERAPIAS EM MURO DE CONTENÇÃO DE UMA ESCOLA SITUADA EM XANXERÊ -SC

Autores

  • Cleber Coradi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Juliane Maria Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Leonardo Gazzoni Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Leonardo Luiz Busatta Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O Presente artigo refere-se a um trabalho da disciplina de Tecnologia da Arquitetura II frente ao assunto de patologias em edificações. Propomos uma abordagem de problemas patológicos dentro de uma metodologia previamente estudada dividida em vistoria, anamnese, exames complementares e pesquisa. Optou-se pela avaliação de um muro de contenção, por julgar o caso de extrema importância pois coloca em risco a segurança de várias pessoas, incluindo os usuários e os vizinhos da estrutura em questão. Com o desenvolvimento da metodologia, percebeu-se a omissão de diversos itens construtivos por parte do executor da obra, o que ao longo dos anos acarretou em patologias, as quais não foram tratadas e se agravaram com o passar do tempo. O trabalho propõe alternativas para correção do problema e também corrobora a importância de se pensar com efetividade os projetos e buscar uma aplicação correta dos materiais envolvidos. Um projeto bem realizado com uma execução cuidadosa, gera obras mais resistentes ao tempo e com menor custo de manutenção e operação.

Palavras-chave: Patologia, muro de arrimo, segurança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GERSCOVICH, Denise M. S. Estruturas de Contenção Muros de Arrimo. Faculdade de Engenharia Departamento de Estruturas e Fundações. Rio de Janeiro, 1999. 44p. Disponível em <http://www.eng.uerj.br/~denise/pdf/muros.pdf> Acesso em 01 nov. 2017.

JUNIOR, GILVAN B. S. Estudo numérico do comportamento de muros de arrimo em alvenaria estrutural de blocos vazados. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal 2014. 116p. Disponível em

Acesso em 31 out. 2017.

LOBO, Ademar S. FERREIRA, Cláudio V. RENOFIO, Adilson. Muros de arrimo em solos colapsíveis provenientes do arenito Bauru: problemas executivos e influência em edificações vizinhas em áreas urbanas. Departamento de Engenharia Civil, Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista. São Paulo, 2003. 177p.

Disponível em: <http://www.ebanataw.com.br/talude/solosColapsiveis.pdf> Acesso em 31 out. 2017.

OLIVEIRA, Alexandre M. Fissuras, trincas e rachaduras causadas por recalque diferencial de fundações. Monografia apresentado à Universidade Federal de Minas gerais. Belo Horizonte 2012. 96p. Disponível em <http://pos.demc.ufmg.br/novocecc/trabalhos/pg2/96.pdf> Acesso em 01 nov. 2017.

ZANZARINI, José Carlos. Análise das causas e recuperação de fissuras em

edificação residencial em alvenaria estrutural – estudo de caso. Monografia apresentada à Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Campo do Mourão, 2016. 82p.

Disponível em: <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/6879/1/CM_COECI_2016_1_15.pdf> Acesso em 31 nov. 2017.

Downloads

Publicado

2018-05-29

Como Citar

Coradi, C., Maria, J., Gazzoni, L., & Busatta, L. L. (2018). AVALIAÇÃO DE PATOLOGIAS E TERAPIAS EM MURO DE CONTENÇÃO DE UMA ESCOLA SITUADA EM XANXERÊ -SC. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 3, e16487. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/16487

Edição

Seção

ACET Artigos