O ENSINO DE HISTÓRIA DA ARTE NO CONTEXTO DO DESIGN

Autores

Resumo

Esta pesquisa busca, por meio de revisão bibliográfica, mostrar a importância da disciplina de História da Arte nos cursos de Design, assim como apontar caminhos didáticos para que se torne algo que agrega valor à formação do aluno. Esses caminhos devem possibilitar o designer a compreender conceitos estéticos e semióticos através da contextualização histórica da arte e, ainda, levar à assimilação da sintaxe visual por intermédio das obras de arte estudadas. Pretende-se, dessa maneira, instigar o discente a desenvolver um pensamento crítico em relação à comunicação visual contemporânea, enriquecer seu repertório visual, simbólico e conceitual e também apropriar-se desses conhecimentos em seus projetos. Portanto, ao final, esse estudo pretende auxiliar o professor em sala de aula e tornar o conteúdo programado mais relevante para o estudante.

Palavras-chave: Ensino de Design. História da Arte. Leitura de imagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maruan Coltro Gosch, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Designer e professor.

Referências

ARNOLD, Dana. Introdução à história da arte. São Paulo: Ática, 2008.

BARBOSA, A. M. A imagem no ensino da arte. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.

_______. Arte educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras. In: Estudos Avançados. v. 3, n. 7, 1989, p. 170-182. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/ v3n7/v3n7a10.pdf >. Acesso em: 03 out. 2015.

CANDA, Cilene N.; BATISTA, Carla M. P. Qual o lugar da arte no currículo escolar? R. cient./FAP, Curitiba, v. 4, n. 2 p. 107-119, jul./dez. 2009.

CASARIN, Marcela R. Hoje é dia de Maria: a influência das artes visuais nas direções de arte e fotografia. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008, Natal, RN. Anais... Natal, RN, 2008.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução n. 5 de 8 de março de 2004. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Design e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 março 2004. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces05_04.pdf > . Acesso em: 03 out. 2015.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

ESTEVES, R. F. O design gráfico publicitário e as artes visuais: fronteiras e apropriações da arte pela publicidade. Dissertação (Mestrado em Comunicação). São Caetano do Sul: Universidade Municipal de São Caetano do Sul. 176 f. 2012.

GOSCH, Maruan C.; STROBEL NETO, Walter. "Estimulando o interesse e a compreensão na leitura de bulas de medicamentos através do design da informação", p. 46-60. In: Anais do GAMPI Plural 2015 [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.4]. São Paulo: Blucher, 2016.

PANIZZA, Janaina F. Metodologia e processo criativo em projetos de comunicação visual. 2004. 254 p. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação). Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2004.

PREDEBON, José. Criatividade: abrindo o lado inovador da mente - um caminho para o exercício prático dessa potencialidade, esquecida ou reprimida quando deixamos de ser crianças. São Paulo: Atlas, 1997.

TISSIANI, Karina. O ensino do design: política de formação e prática educacional. 2013. 192 p. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, SC, 2013.

TODA, Egidio Shizuo. A história da arte no curso superior de comunicação digital: a recriação da arte e educação na era digital. In: V World Congresso n Communication and Arts, 2012, Guimarães, Portugal. Anais… Guimarães, Portugal, 2012.

VILLAS-BOAS, André. O que é [e o que nunca foi] design gráfico. ed. 3. Rio de Janeiro: 2AB, 2000.

Downloads

Publicado

2018-03-20

Como Citar

Gosch, M. C. (2018). O ENSINO DE HISTÓRIA DA ARTE NO CONTEXTO DO DESIGN. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 2, e16358. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/16358

Edição

Seção

ACH Artigos