O pensamento de Noam Chomsky acerca da manipulação midiática e a hegemonia no papel desempenhado pela mídia nas sociedades de regime democrático: uma reflexão
Resumo
Esta pesquisa possui como escopo refletir acerca da manipulação midiática, com a âncora do pensamento do linguista, filósofo e ativista político, Noam Chomsky, por meio da partilha/relato de uma experiência como docente universitária da pesquisadora, de mais de 16 anos. A metodologia desta atividade consiste na proposição a alunos de graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Campus Xanxerê, de distintos cursos - Direito, Arquitetura e Urbanismo, Design, Engenharia Civil, Farmácia, Letras, Administração –, matriculados regularmente no componente curricular de Produção de Texto, que pesquisem acerca da manipulação midiática. O trabalho consiste em pesquisar a mesma notícia divulgada - a mesma temática - em diferentes mídias: impressas, televisivas, por meio digital e observar qual ideologia que emerge das publicações e se há hegemonia no papel desempenhado pela mídia nas sociedades de regime democrático. Neste percurso é possível analisar o emprego de eufemismos e saberes linguísticos que são mobilizados nas publicações, sejam impressas ou por meio digital. No entremeio deste estudo, vários aspectos e questões emergem, contribuindo para aprofundar o debate em torno do ensino de Língua Portuguesa na Educação Superior e seus modos de disciplinarização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.