AGÊNCIA BANCÁRIA COM ARQUITETURA SUSTENTÁVEL PARA A CIDADE DE CHAPECÓ/SC

Autores

  • Vinícius Alcides Bonan UNOESC
  • Thaíris de Sena Granzotto UNOESC

Resumo

O setor financeiro brasileiro cresceu e se desenvolveu muito nas últimas décadas. Devido ao avanço tecnológico nessa área, os exemplares arquitetônicos remanescentes da explosão bancária encontram-se defasados em relação às atividades desenvolvidas pelos bancos atualmente. Portanto, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma pesquisa para fundamentar e elaboração de um anteprojeto arquitetônico, aliado à sustentabilidade, de uma agência bancária para o município de Chapecó (SC). Embasado em um referencial teórico onde se procurou pesquisar o histórico dos bancos, desde a sua origem até os dias atuais, as tipologias bancárias utilizadas e a legislação que regula o funcionamento destes estabelecimentos. Observou-se que a sustentabilidade se faz necessária nas novas edificações, principalmente nas de uso comercial, contribuindo para minimizar os impactos causados pela construção civil, do início da obra até sua ocupação e uso. Alem disso, a utilização de uma edificação sustentável para abrigar uma agência bancária se transforma em publicidade positiva, pois demonstra a preocupação da instituição financeira em preservar o meio ambiente para as gerações futuras.

Palavras-chave: Instituições financeiras. Agência bancária. Sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Maristela Moraes de. Análise das interações entre o homem e o ambiente – estudo de caso em agência bancária. Dissertação (Mestrado em Engenharia). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1995.

ASBEA. Guia sustentabilidade na arquitetura: diretrizes de escopo para projetistas e contratantes/Grupo de Trabalho de Sustentabilidade. São Paulo: Prata Design, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2015.

BRASIL. Lei 7.102 de 20 de junho de 1983. Dispõe sobre segurança para estabelecimentos financeiros, estabelece normas para constituição e funcionamento das empresas particulares que exploram serviços de vigilância e de transporte de valores, e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7102.htm>. Acesso em: 29 maio 2016.

______. Lei 10.098 de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L10098.htm>. Acesso em: 29 maio 2016.

CALIXTO, Laura. Estudos de caso sobre custos ambientais: ênfase nos procedimentos metodológicos. RAM – Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 10, n. 2. p. 87–109, mar./abr. 2009.

CORBELLA, Oscar; YANNAS, Simos. Em busca de uma arquitetura sustentável para os trópicos – conforto ambiental. Rio de Janeiro: Revan, 2003.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estimativa Populacional em 2015. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estimativa2015

/estimativa_tcu.shtm>. Acesso em: 2 mar. 2016.

PETROLI, Marcos Amado. A avis rara do arquiteto Jorge Debiagi: uma análise sobre a influência brutalista em duas de suas obras bancárias. X Seminário DOCOMOMO Brasil – Arquitetura Moderna e Internacional: conexões brutalistas 1955-75. Curitiba, 2013.

POLÍCIA FEDERAL. Plano de Segurança Bancário. Disponível em: <http://www.pf.gov. br/servicos/seguranca-privada/servicos/plano-de-seguranca-bancaria>. Acesso em 11 abr. 2016.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ. Plano Diretor De Chapecó de 2014. Disponível em: <http://chapeco.sc.gov.br>. Acesso em: 20 de mar. de 2016.

ROVER, Ardinete; PEREIRA, Débora Diersmann Silva. Diretrizes para elaboração de trabalhos científicos. 1. ed. Joaçaba: Unoesc, 2013.

SEBRAE/SC. Santa Catarina em números: Chapecó/SEBRAE/SC. Florianópolis: SEBRAE/SC, 2013.

SERRADOR, Marcos Eduardo. Sustentabilidade em arquitetura: referências para projeto. Dissertação (mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2008.

STRÖHER, Ronaldo de Azambuja. As transformações na tipologia e no caráter do prédio bancário em meados deste século. Dissertação (Mestrado em Arquitetura). Faculdade de Arquitetura, Universidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.

USTÁRROZ, Larissa. Trabalho bancário, arquitetura dos espaços de trabalho e subjetividade. Dissertação (Mestrado em Administração). Escola de administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2008.

Downloads

Publicado

2017-07-05

Como Citar

Bonan, V. A., & Granzotto, T. de S. (2017). AGÊNCIA BANCÁRIA COM ARQUITETURA SUSTENTÁVEL PARA A CIDADE DE CHAPECÓ/SC. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 2, e13866. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/13866

Edição

Seção

ACET Artigos