VIVÊNCIA ACADÊMICA 1ª FASE DO CURSO DE ENFERMAGEM UNOESC XANXÊRE: SAÚDE E HIGIENE BUCAL INFANTIL

Autores

  • Vanderleia Muller Duarte Unoesc Xanxerê
  • Aline Thamires Rosa Ilha Unoesc/Xanxêre
  • Andressa Pereira Ferreira Unoesc/Xanxêre
  • Bruna Balena Unoesc/Xanxêre
  • Eloísa Gabriela Pimentel Marcolan Unoesc/Xanxêre
  • Kelyn Cristina Ostroski Unoesc/Xanxêre
  • Larisse Eduarda Boiani Unoesc/Xanxêre
  • Liliane Bergamin Unoesc/Xanxêre
  • Natasha Mascarelo Unoesc/Xanxêre
  • Suzana Kelly Santana Unoesc/Xanxêre

Resumo

INTRODUÇÃO: Uma vida saudável começa com uma boa higiene bucal na infância. A escovação é o ato de limpeza dos dentes, realizada com o uso de escova de dente e creme dental. Quando o primeiro dentinho surge, a limpeza deve começar. Os dentes e a gengiva são inicialmente limpos através da fricção de um pano úmido. Após a erupção dos primeiros dentes recomenda-se o uso de uma escova pequena e de cerdas macias, neste sentido constantemente devemos orienta-los e ensina-los os métodos corretos de escovação. A estratégia deste trabalho foi produzida de forma lúdica, onde a orientação foi feita através de um teatro, ilustrações, músicas, e dinâmicas. OBJETIVO: Incentivar as crianças para uma boa higiene bucal, através do material informativo, e conscientizar os pais para colaborarem com esse hábito. METODOLOGIA: Os acadêmicos da 1ª fase do curso de Enfermagem, no componente curricular Saúde Coletiva I, a partir de um levantamento bibliográfico, elaboramos atividades lúdicas onde  foi apresentado uma peça teatral, no qual as alunas se caracterizaram, para a interpretação dos papeis. Na dinâmica foi utilizado a associação dos alimentos com a saúde bucal, e um desenho para pintarem. Passamos nosso conhecimento a eles através de um teatro educativo, mostrando a importância e uma boa higiene bucal. Eles interagiram conosco e contaram como é suas rotinas em casa. Após o teatro mostramos a eles alguns alimentos que favorecem ou não para uma saúde bucal adequada. Ensinamos a eles o modo correto de escovação com a boca gigante e por fim todos os alunos realizaram uma atividade de ilustração dos dentes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As vivência tiveram diferentes impactos em cada turma, sendo que no berçário a estratégia teve que ser adaptada por conta da faixa etária empregando apenas as atividades menos complexas, como as musicas e utilização da boca gigante para brincarem. No maternal as crianças absorveram o conhecimento com maior facilidade, tendo maior participação nas atividades propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanderleia Muller Duarte, Unoesc Xanxerê

Docente SENAC/UNOESC

Esp. Enfermagem do Trabalho

Gestão em Saúde

Saúde da Família

Enfermagem Médico- Cirúrgica

Mestre em Ciências da saúde

Aline Thamires Rosa Ilha, Unoesc/Xanxêre

Acadêmica do Curso de Enfermagem

Andressa Pereira Ferreira, Unoesc/Xanxêre

Acadêmica do Curso de Enfermagem

Bruna Balena, Unoesc/Xanxêre

Acadêmica do Curso de Enfermagem

Eloísa Gabriela Pimentel Marcolan, Unoesc/Xanxêre

Acadêmica do Curso de Enfermagem

Kelyn Cristina Ostroski, Unoesc/Xanxêre

Acadêmica do Curso de Enfermagem

Larisse Eduarda Boiani, Unoesc/Xanxêre

Acadêmica do Curso de Enfermagem

Liliane Bergamin, Unoesc/Xanxêre

Acadêmica do Curso de Enfermagem

Natasha Mascarelo, Unoesc/Xanxêre

Acadêmica do Curso de Enfermagem

Suzana Kelly Santana, Unoesc/Xanxêre

Acadêmica do Curso de Enfermagem

Referências

HOCKENBERRY, Marilyn J. Wong; Fundamentos de enfermagem pediátrica-9. ed./2014

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

Duarte, V. M., Ilha, A. T. R., Ferreira, A. P., Balena, B., Marcolan, E. G. P., Ostroski, K. C., Boiani, L. E., Bergamin, L., Mascarelo, N., & Santana, S. K. (2017). VIVÊNCIA ACADÊMICA 1ª FASE DO CURSO DE ENFERMAGEM UNOESC XANXÊRE: SAÚDE E HIGIENE BUCAL INFANTIL. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 2, e13668. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/13668

Edição

Seção

ACV Resumos expandidos