VIVÊNCIA ACADÊMICA 1ª FASE DO CURSO DE ENFERMAGEM UNOESC XANXÊRE: SAÚDE E HIGIENE BUCAL INFANTIL
Resumo
INTRODUÇÃO: Uma vida saudável começa com uma boa higiene bucal na infância. A escovação é o ato de limpeza dos dentes, realizada com o uso de escova de dente e creme dental. Quando o primeiro dentinho surge, a limpeza deve começar. Os dentes e a gengiva são inicialmente limpos através da fricção de um pano úmido. Após a erupção dos primeiros dentes recomenda-se o uso de uma escova pequena e de cerdas macias, neste sentido constantemente devemos orienta-los e ensina-los os métodos corretos de escovação. A estratégia deste trabalho foi produzida de forma lúdica, onde a orientação foi feita através de um teatro, ilustrações, músicas, e dinâmicas. OBJETIVO: Incentivar as crianças para uma boa higiene bucal, através do material informativo, e conscientizar os pais para colaborarem com esse hábito. METODOLOGIA: Os acadêmicos da 1ª fase do curso de Enfermagem, no componente curricular Saúde Coletiva I, a partir de um levantamento bibliográfico, elaboramos atividades lúdicas onde foi apresentado uma peça teatral, no qual as alunas se caracterizaram, para a interpretação dos papeis. Na dinâmica foi utilizado a associação dos alimentos com a saúde bucal, e um desenho para pintarem. Passamos nosso conhecimento a eles através de um teatro educativo, mostrando a importância e uma boa higiene bucal. Eles interagiram conosco e contaram como é suas rotinas em casa. Após o teatro mostramos a eles alguns alimentos que favorecem ou não para uma saúde bucal adequada. Ensinamos a eles o modo correto de escovação com a boca gigante e por fim todos os alunos realizaram uma atividade de ilustração dos dentes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As vivência tiveram diferentes impactos em cada turma, sendo que no berçário a estratégia teve que ser adaptada por conta da faixa etária empregando apenas as atividades menos complexas, como as musicas e utilização da boca gigante para brincarem. No maternal as crianças absorveram o conhecimento com maior facilidade, tendo maior participação nas atividades propostas.
Downloads
Referências
HOCKENBERRY, Marilyn J. Wong; Fundamentos de enfermagem pediátrica-9. ed./2014
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.