A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA VIDA DAS CRIANÇAS PRÁTICA VIVENCIAL 1ª FASE DO CURSO DE ENFERMAGEM UNOESC XANXÊRE

Autores

  • Vanderleia Muller Duarte Unoesc Xanxerê
  • Adriely Block Serena Unoesc/Xanxêre
  • Débora Cristina Moraes Migliorança Unoesc/Xanxêre
  • Lara Amanda Barbosa Unoesc/Xanxêre
  • Lucas Nichelle Rufatto Unoesc/Xanxêre
  • Luiz Eduardo Borges Pires Unoesc/Xanxêre
  • Sabrina Toaldo Barbosa Unoesc/Xanxêre
  • Scarlett Brizola Bueno Unoesc/Xanxêre
  • Thaiane Lemes Sembraneli Unoesc/Xanxêre
  • Yolanda Cristina Lins Volpato Ferreira Unoesc/Xanxêre

Resumo

INTRODUÇÃO: A prática vivencial realizada pela 1ª fase do curso de graduação em enfermagem, trata sobre os exercícios físicos, os quais, são essenciais na infância. A aprendizagem e a prática de exercícios são de extrema importância para a criança, uma vez que, vive uma fase de desenvolvimento da criança. Os exercícios físicos realizados com as crianças podem ser feito através de brincadeiras e alongamentos que são formas de promover uma vida saudável à elas. O foco do presente trabalho foi incentivar as atividades físicas em crianças de 0 a 4 anos de idade por intermédio de brincadeiras e alongamentos. Além de visar, prioritariamente, o desenvolvimento e o aprimoramento de mediadores, ou seja, de elementos básicos que influem significativamente na vida intelectual da criança e que se encontram subjacentes ao aprendizado da leitura e da escrita. OBJETIVO: Orientar as crianças sobre como realizar atividades físicas no ambiente escolar. METODOLOGIA: Para desenvolvimento das atividades, foi necessário, primeiramente, a busca por material bibliográfico auxiliar, afim de buscarmos nos aprofundar em conhecimento para poder repassá-lo às crianças, perante a isso, foi elaborado um informativo ilustrativo para ser colocado nas agendas das crianças. Foi montado, também, um plano de ação para que  houvesse uma sequência de atividades a serem realizadas com as crianças presentes no espaço escolar, pelos os acadêmicos da 1ª fase do curso de Enfermagem, no componente curricular Saúde Coletiva I. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao chegar no local combinado, primeiramente, foi direcionado o trabalho a ser realizado na turma do berçário, que pelo fato de, apresentar crianças de 0 a 1 ano, houve a necessidade de mudança nos planos de desenvolvimento das atividades. Ao conhecermos as crianças, houve  uma interação mais lúdica com elas, através de luvas enchidas em forma de balão e com brinquedos que haviam disponíveis, sendo que ao fim das atividades, foi auxiliado na organização da turma e sala. Posterior a isso, em um segundo momento, direcionamos o trabalho ao maternal, iniciando assim, com a apresentação programada e, em seguida, com a abordagem ao tema escolhido para realização da atividade. Após isso, foi iniciado a parte prática, onde foi ensinado métodos de alongamento e em seguida  uma maior interação e com a turma, com realização de atividades e brincadeiras. Por fim, como forma de gratidão pela oportunidade nos dada, distribuímos pirulitos às crianças e nos despedimos abrindo espaço para que novos grupos pudessem usar de seu tempo para as apresentações dos temas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Apesar do conteúdo e as atividades não terem sido feitas de maneira como foi planejado, devido a baixa idade dos alunos do berçário, conseguimos concluir a ação de maneira satisfatória, uma vez que, o trabalho realizado fez com que nos sentíssemos bem junto com as crianças divertindo-as durante o período que estivemos em sua companhia. 

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Biografia do Autor

Vanderleia Muller Duarte, Unoesc Xanxerê

Docente SENAC/UNOESC

Esp. Enfermagem do Trabalho

Gestão em Saúde

Saúde da Família

Enfermagem Médico- Cirúrgica

Mestre em Ciências da saúde

Adriely Block Serena, Unoesc/Xanxêre

Acadêmica do Curso de Enfermagem

Débora Cristina Moraes Migliorança, Unoesc/Xanxêre

Acadêmica do Curso de Enfermagem

Lara Amanda Barbosa, Unoesc/Xanxêre

Acadêmica do Curso de Enfermagem

Lucas Nichelle Rufatto, Unoesc/Xanxêre

Acadêmico do Curso de Enfermagem

Luiz Eduardo Borges Pires, Unoesc/Xanxêre

Acadêmico do Curso de Enfermagem

Sabrina Toaldo Barbosa, Unoesc/Xanxêre

Acadêmica do Curso de Enfermagem

Scarlett Brizola Bueno, Unoesc/Xanxêre

Acadêmica do Curso de Enfermagem

Thaiane Lemes Sembraneli, Unoesc/Xanxêre

Acadêmica do Curso de Enfermagem

Yolanda Cristina Lins Volpato Ferreira, Unoesc/Xanxêre

Acadêmica do Curso de Enfermagem

Referências

BOWDEN, Vicky R.; GREENBERG, Cindy Smith. Procedimentos de enfermagem pediátrica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. xix, 724 p.;

D`INCAO, Denise Del Matto. Movimentos: exercícios de psicomotricidade para a pré escola e séries iniciais do primeiro grau. São Paulo: Ática, 1986. 48 p.cartaz .

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Publicado

2017-06-05

Como Citar

Duarte, V. M., Serena, A. B., Migliorança, D. C. M., Barbosa, L. A., Rufatto, L. N., Pires, L. E. B., Barbosa, S. T., Bueno, S. B., Sembraneli, T. L., & Ferreira, Y. C. L. V. (2017). A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA VIDA DAS CRIANÇAS PRÁTICA VIVENCIAL 1ª FASE DO CURSO DE ENFERMAGEM UNOESC XANXÊRE. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 2, e13667. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/13667

Edição

Seção

ACV Resumos expandidos