PRODUTOS NATURAIS DE ORIGEM ANIMAL USADOS NA FABRICAÇÃO DE MEDICAMENTOS

Autores

  • Franciane Senger Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Adriele Poliana Piovezan Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Carolina Trizotto Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Leiza Franciale Fernandes Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Matheus Pinto Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Desde a antiguidade o homem busca a cura através dos ingredientes que a natureza lhe oferece, as plantas foram as primeiras utilizadas nessa busca pela cura das enfermidades. Após a descoberta dos vegetais como fonte de formulações medicinais, o homem primitivo buscou novas fontes, começou então a utilizar produtos de origem animal. Na atualidade, ainda dependemos de produtos naturais para produção de medicamentos.  O objetivo desse estudo foi reconhecer as matérias primas de origem animal utilizadas na obtenção de medicamentos. Esse estudo teve como base da pesquisa o banco de dados cientifico PubMed e Google acadêmico. Para a indústria farmacêuticas os animais são de suma importância, pois são matéria prima para diversas classes de medicamentos. São exemplos: a heparina, um anticoagulante usado para diminuir a viscosidade do sangue, tem sua origem no fígado, pulmões e intestinos de bovinos e suínos. Desde a aprovação do captopril, no anos 90, diversos medicamentos vem sendo desenvolvidos a partir do veneno das cobras. Também existem estudos voltados para o desenvolvimento de fármacos a partir de toxinas de outros animais como sanguessugas, caracóis, lagartos e escorpiões. A insulina, hormônio utilizado para tratar o diabetes, era extraída do pâncreas bovino. Tendo em vista os aspectos analisados entende-se que a busca do homem pela cura o levou a descoberta de diversos produtos naturais, sendo um deles os produtos de origem animal, que atualmente, é de grande importância a medicina moderna, sendo que inúmeras patologias só são tratadas graças a esses produtos.

PRODUTOS NATURAIS DE ORIGEM

ANIMAL USADOS NA FABRICAÇÃO DE MEDICAMENTOS

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAIS, Mirela, O que mais temos dos bovinos além da carne? 2016, disponível em:http://blogdacarne.com/index.php/2016/08/31/o-que-mais-temos-dos-bovinos-alem-da-carne-e-do-leite/ Acesso: 23 de abril de 2017.

DAM, Joop Van, Medicamentos proveniente do mineral, vegetal e animal. 2016. Arte médica aplicada volume 32.

FLORIOS, Daia , 10 ingredientes de origem animal escondidos nos cosméticos, 2014, disponível em: https://www.greenme.com.br/consumir/cosmeticos/842-10-ingredientes-de-origem-animal-escondidos-nos-cosmeticos Acesso: 23 de abril de 2017

GOMES, Leandro Gonsalves, Animais que curam: circurlação de saberes e medicamentos de origem animal no Reino português. 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH.

ZUGÜE, Roberta, A produção animal nos bastidores muito além de carne e leite. 2017, disponível em: https://www.campograndenews.com.br/artigos/a-producao-animal-nos-bastidores-muito-alem-de-carne-e-leite Acesso: 23 de abril de 2017.

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

Senger, F., Piovezan, A. P., Trizotto, C., Fernandes, L. F., & Pinto, M. (2017). PRODUTOS NATURAIS DE ORIGEM ANIMAL USADOS NA FABRICAÇÃO DE MEDICAMENTOS. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 2, e13501. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/13501

Edição

Seção

ACV Resumos