A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA ORGÂNICA NOS MEDICAMENTOS

Autores

  • Franciane Senger Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Vanderleia Alves Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Maiara Mollman Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Gabriela Casagrande Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Os medicamentos são constituídos por diversas substâncias químicas que apresentam em sua estrutura inúmeras funções orgânicas. Função orgânica é um conjunto de substâncias que possuem sítios reativos com propriedades químicas semelhantes. Cada função orgânica apresenta um átomo ou grupo de átomos, que caracteriza a função a que o composto pertence, chamados grupos funcionais. O objetivo desta pesquisa foi expor a relação existente entre a Química Orgânica e os medicamentos, sendo realizada nos bancos de dados científicos, PubMed e Google Acadêmico. Um exemplo de fármaco de origem orgânica utilizado para o controle da dor aguda que não responde aos analgésicos tradicionais é a morfina. A morfina é um analgésico opióide derivada do ópio retirado do leite da papoula (Papaver somniferum). Possui fórmula molecular C17H19NO3. Apresenta em sua composição os seguintes grupamentos funcionais: éter, fenol, álcool e uma amina. O que determina a ação terapêutica de um medicamento é o princípio ativo. Uma substituição de uma função orgânica do principio ativo pode resultar em uma modificação da atividade biológica da molécula. Tendo-se em vista que a maioria dos medicamentos utilizados atualmente é de origem orgânica, o desenvolvimento da química orgânica tem papel central em vários processos que visam à descoberta e o aprimoramento de medicamentos, assim como o entendimento da sua ação sobre o organismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

PAZINATO, M.S.; BRAIBANTE, H.T.S.; BRAIBANTE, M.E.F.; TREVISAN, M.C.; SILVA, G.S. Uma Abordagem Diferenciada para o Ensino de Funções Orgânicas através da Temática Medicamentos. Química Nova Escola, vol. 34, n° 1, p. 21-25, 2012.

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Estabelece requisitos para o registro de medicamentos similares. Resolução nº 157 de 31/05/2002 / ANVISA. 2002.

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

Senger, F., Alves, V., Mollman, M., & Casagrande, G. (2017). A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA ORGÂNICA NOS MEDICAMENTOS. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 2, e13499. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/13499

Edição

Seção

ACV Resumos