ESTRESSE E DEPRESSÃO EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Resumo
O presente trabalho, teve por objetivo realizar busca de artigos científicos que abordassem por meio de pesquisas quantitativas o tema estresse e depressão nos profissionais de enfermagem. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a depressão é definida como um transtorno mental comum, caracterizado por tristeza, perda de interesse, ausência de prazer, oscilações entre sentimento de culpa e baixa autoestima, além de distúrbios do sono ou do apetite.O tema é relevante, pois segundo Gomes e Oliveira (2013, p.24) “Durante o processo de hospitalização, as vivencias de adoecimento incidem sobre os familiares e a equipe de saúde, podendo interferir em seu imaginário e estado emocional”.Downloads
Referências
MANETTI, M.L. MARZIALE, M.P. Fatores associados à depressão relacionada ao trabalho de enfermagem. Estudo de Psicologia. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, p.79-85, abr.2007.
MININEL, A.V. BAPTISTA, P.P. FELLI, E.A. Cargas psíquicas e processos de desgaste em trabalhadores de enfermagem em hospitais universitários brasileiros. Latino-americana Enfermagem, v. 19, n.2, mar-abr. 2011.
Guerrer, F.J. Bianchi E.R. Caracterização do estresse nos enfermeiros de unidades de terapia intensiva. Escola de Enfermagem USP. São Paulo, v.42, n.2, p. 355-62, jun.2008.
SANTOS, F.D. CUNHA, M.H. ROBAZZI, M.L, et al. O estresse do enfermeiro nas unidades de terapia intensiva adulto: uma revisão da literatura. Saúde Mental, Álcool e Drogas. Ribeirão Preto, v.6, n.1, p.1-16, 2010.
SCHMIDT, D.C. DANTAS, R.A. MARZIALE, M.P. Ansiedade e depressão entre profissionais da enfermagem que atuam em blocos cirúrgicos. Escola de Enfermagem USP. São Paulo, v.45, n.2, p.487-93, 2011.
GOMES, R.K. OLIVEIRA, V.B. Depressão, ansiedade e suporte social em profissionais da enfermagem. Boletim de Psicologia. São Paulo, v. 63, n.138, p.23-33, 2013.
Organização Mundial da Saúde (OMS) - www.paho.org.br.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.