ESTUDO ARQUITETÔNICO PARA UM CENTRO DE TREINAMENTO DE CÃES-GUIA

Autores

  • Anatieli Baioco Rocha Arquiteta e Urbanismo formada pela Unoesc 2015
  • Erli Raquel Zortea Andretta Professora Unoesc
  • Anderson Saccol Ferreira Professor Unoesc UNOESC

Resumo

O trabalho aborda a elaboração de um anteprojeto arquitetônico a fim de conscientizar a população quanto à importância de um Centro de Treinamento para cães-guias, como fator de desenvolvimento para a formação de cães, instrutores e treinadores. Implantado no munícipio de Chapecó (SC), o mesmo servirá de referência para todo o estado buscando sanar sua atual deficiência referente a este setor, considerando a extensa fila de espera pelo animal. Um projeto com essa estrutura tem por objetivo promover por meio dos cães-guia a integração social, cultural e profissional, de pessoas com deficiência visual por meio do projeto de arquitetura. Como procedimentos metodológicos foi realizado um estudo histórico sobre cães, suas origens e toda a sua classificação até a sua domesticação, além de um estudo de caso e da área onde o empreendimento será locado, baseando-se ainda em um programa de necessidades, pré-dimensionamentos, estudos de setorização e conceituação do projeto. O resultado foi à elaboração de um partido que possa acomodar as funções exigidas de forma organizacional, contando com toda infraestrutura necessária, proporcionando deste modo benefícios não apenas para a comunidade local, mas sim para toda a região.
Palavras-chave: Centro de treinamento. Cão-guia. Instrutores. Treinadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anatieli Baioco Rocha, Arquiteta e Urbanismo formada pela Unoesc 2015

Arquiteta e Urbanismo formada pela Unoesc 2015

Erli Raquel Zortea Andretta, Professora Unoesc

Possui graduação em ENGENHARIA CIVIL E LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Especialização em Metodologia de Ensino de Matemática e Ciências pela FAEL e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade do Contestado - UNC. Trabalho na Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina) como professora. Em 2015/01 cursei a disciplina de Materiais Poliméricos, junto ao Curso de Mestrado da Unochapeco, como aluna especial. Sou aluna regular do Curso de Mestrado em Engenharia de Estruturas, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco. Título Dissertação: Estudo Numérico de Problemas Acoplados Envolvendo a Resposta Dinâmica em Estruturas. Início: 2015.

 

Anderson Saccol Ferreira, Professor Unoesc UNOESC

Mestrado Profissional em Administração, UNOESC (2015) em andamento, pós-graduado em nível de especialização (Lato Sensu) em desenvolvimento regional e dinâmica regionais com área de concentração em políticas publicas, formado 2007 no curso de Arquitetura e Urbanismo pela UNOESC, professor, coordenador e membro do Núcleo Docente Estruturante NDE do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNOESC ? Xanxerê, experiência em arquitetura, planejamento urbano e construção com ênfase em criação e elaboração de projetos arquitetônicos e planejamento urbano.

Referências

RALDERTON, David. Cães: um guia ilustrado com mais de 300 raças de cães de todo mundo. Rio de Janeiro: Ediouro, 1994. 304 p.

BRANDALIZE, Everton de Souza. Publicação Institucional Escola de Cães-guias Helen Keller.2009.85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2009.

CARMO, Sofia A.P do. Caraterização dos cães de assistência (cães-guia, cães para surdos e cães de serviço) em Portugal. Revista Portuguesa de Ciência Veterinária, Lisboa: CIISA Faculdade de Medicina Veterinária, p. 4350, ano 2014.

CLERICI, Lisandra Garcia Waswtowski. Zooterapia em cães: um estudo bibliográfico. 2009. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2009.

FOLGE, Bruce. Cães: Dr Bruce Folge. Rio de Janeiro: Zahar, 2009, 343 p.

LEMOS, Euclides Antônio Moreno et al. Cão Guia. Maranhão: Universidade Federal do Maranhão, 2008. Disponível em:< www. ebah.com. br/ artigocao-guia/>. Acesso em 05 jun.2015.

MENDES, Bruna de Castro. Turismo e Inclusão Social para Cadeirantes. 136 f.Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2008. Disponível em: Acesso em: 05 jun. 2015.

MEUS olhos têm quatro patas. São Paulo, 2012. Disponível em: <http://caoguia.blogspot.com.br/>. Acesso em 05 jun.2015.

TATIBANA, Sayuri Lilian; COSTA-VAL, Adriane Pimenta Da. Relação homemanimal de companhia e o papel do médico veterinário. Revista Veterinária e Zootecnia em Minas, Minas, v.28, n. 1,p. 12-18, Out/Nov/Dez 2009.

Downloads

Publicado

2017-05-02

Como Citar

Rocha, A. B., Andretta, E. R. Z., & Ferreira, A. S. (2017). ESTUDO ARQUITETÔNICO PARA UM CENTRO DE TREINAMENTO DE CÃES-GUIA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 2, e13404. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/13404

Edição

Seção

ACH Artigos