GRAMÁTICA, LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS SOB A PERSPECTIVA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS
Resumo
Este Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Letras - Língua Portuguesa, da Unoesc Xanxerê, possui como problemática articular o estudo da gramática com o desenvolvimento da leitura e da produção de textos sob o viés dos gêneros discursivos. Muitos dos estudos e conhecimentos construídos e adquiridos no percurso da graduação foram aplicados na intenverção docente da estagiária-professora e contribuíram para a análise entre a teoria e a prática, podendo, assim, compreender como se constrói um Plano de Ensino e Aprendizagem e quais são as dificuldades e os desafios que o professor possui na atuação em sala de aula. Nesse sentido, relata-se aqui a aplicação e a vivência da Docência no Ensino Fundamental na EEB Aparício Julio Farrapo e, no Ensino Médio, na EEB Presidente Arthur da Costa e Silva. Como orientação metodológica, optou-se pela sequência didática, que proporciona envolver a leitura e a produção de textos de um gênero discursivo específico, e que também auxilia muito no planejamento, pois traduz-se em conjunto de atividades escolares organizadas. Por conseguinte, analisou-se que os resultados de trabalhar determinado gênero possibilitam a prática constante da leitura e exercitam a criatividade. Conclui-se que, por meio de metodologia criteriosa, é possível a prática constante da leitura e de produção de textos adequados ao gênero discursivo, pois propiciam melhoria na interação social e desenvoltura no manejo da língua materna.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.