LEITURA ARTICULADA À PRODUÇÃO DE TEXTO ESCRITO DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA E DO GÊNERO LÍRICO POESIA
Resumo
Este Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Letras abarca o percurso acadêmico de quatro anos de estudo, contudo, foram os últimos semestres da graduação que envolveram e imbricaram a teoria com a prática, visando à formação qualitativa e ao crescimento profissional. O lastro do conhecimento adquirido durante a jornada do Ensino Superior auxiliou no exercício da Docência, pois aplicou-se na prática a teoria ora antes estudada em sala. Todo o processo de Observação e de Docência do Estágio foi realizado em duas escolas – Escola de Educação Básica Aparício Júlio Farrapo (Ensino Fundamental) e Escola de Educação Básica Presidente Artur da Costa e Silva (Ensino Médio), ambas situadas no município de Xanxerê (SC). Durante o Estágio, objetivou-se contemplar o ensino da gramática, articulada à produção de textos e à leitura, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, neste último, com o aporte dos estudos literários. No decurso do estágio, foi relevante a articulação desses aspectos linguísticos para o processo de ensino-aprendizagem e o ensino da norma culta padrão da Língua Portuguesa. Para desenvolver as aulas, buscou-se âncora metodológica que norteasse a leitura, as produções textuais e os saberes gramaticais. Com a intervenção docente no período de estágio, compreende-se que houve melhoria nas habilidades oral, escrita e de interpretação de textos dos discentes, ratificando a importância da introdução de textos a partir de gêneros - discursivos, líricos, jornalísticos -, pois contribuem para que o aluno sinta-se mais seguro em suas produções textuais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-23
Como Citar
Lorenset, R. B. C., & Santos, T. R. dos. (2016). LEITURA ARTICULADA À PRODUÇÃO DE TEXTO ESCRITO DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA E DO GÊNERO LÍRICO POESIA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 1, e12911. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/12911
Edição
Seção
ACH Resumos
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.