LEITURA ARTICULADA À PRODUÇÃO DE TEXTO ESCRITO DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA E DO GÊNERO LÍRICO POESIA

Autores

  • Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê https://orcid.org/0000-0002-9208-6205
  • Tatiane Ratkiewicz dos Santos Unoesc Xanxerê

Resumo

Este Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Letras abarca o percurso acadêmico de quatro anos de estudo, contudo, foram os últimos semestres da graduação que envolveram e imbricaram a teoria com a prática, visando à formação qualitativa e ao crescimento profissional. O lastro do conhecimento adquirido durante a jornada do Ensino Superior auxiliou no exercício da Docência, pois aplicou-se na prática a teoria ora antes estudada em sala. Todo o processo de Observação e de Docência do Estágio foi realizado em duas escolas – Escola de Educação Básica Aparício Júlio Farrapo (Ensino Fundamental) e Escola de Educação Básica Presidente Artur da Costa e Silva (Ensino Médio), ambas situadas no município de Xanxerê (SC). Durante o Estágio, objetivou-se contemplar o ensino da gramática, articulada à produção de textos e à leitura, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, neste último, com o aporte dos estudos literários. No decurso do estágio, foi relevante a articulação desses aspectos linguísticos para o processo de ensino-aprendizagem e o ensino da norma culta padrão da Língua Portuguesa. Para desenvolver as aulas, buscou-se âncora metodológica que norteasse a leitura, as produções textuais e os saberes gramaticais. Com a intervenção docente  no período de estágio,  compreende-se que houve melhoria nas habilidades oral, escrita e de interpretação de textos dos discentes, ratificando a importância da introdução de textos a partir de gêneros - discursivos, líricos, jornalísticos -, pois contribuem para que  o aluno sinta-se mais seguro em suas produções textuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê

Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul; doutoranda em Línguística pela Universidade Federal de Santa Catarina: Professora de Língua Portuguesa da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê nos cursos de Administração, Arquitetura, Design, Direito, Farmácia e Letras.

Tatiane Ratkiewicz dos Santos, Unoesc Xanxerê

Graduanda em Letras - Língua Portuguesa,  pela Unoesc Xanxerê.

Downloads

Publicado

2016-12-23

Como Citar

Lorenset, R. B. C., & Santos, T. R. dos. (2016). LEITURA ARTICULADA À PRODUÇÃO DE TEXTO ESCRITO DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA E DO GÊNERO LÍRICO POESIA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 1, e12911. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/12911

Edição

Seção

ACH Resumos