AS MÍDIAS E O PROCESSO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
Resumo
O Estágio Curricular Supervisionado em Letras, nas áreas de Língua Portuguesa (LP) e Literatura – nos Ensinos Fundamental e Médio –, realizou-se na Escola de Educação Básica Romildo Czepanhik, na cidade de Xanxerê (SC), com início no primeiro semestre de 2015 e término no segundo semestre de 2016. O objetivo foi investigar possibilidades de melhorar a questão da interdisciplinaridade entre LP e Literatura, com a utilização das mídias tecnológicas na sala de aula. Assim, após a observação e elaboração de uma problemática, foi iniciada a docência em LP no Ensino Fundamental: o norte foi no incentivo à leitura e à produção textual com auxílio das mídias tecnológicas. Depois, a mesma disciplina foi ministrada no Ensino Médio e, nessa intervenção docente, a disciplina de LP foi complementada pela Literatura no Brasil e em Portugal, tornando possível atuar mais sobre a problemática quanto à leitura e à produção textual com auxílio das mídias tecnológicas. O objetivo foi alcançado em relação à utilização das mídias tecnológicas para influenciar na leitura e na produção textual – no Ensino Fundamental, foram trabalhados recursos midiáticos como o jornal e, no Ensino Médio, o foco foram as mídias tecnológicas como a "internet" -, o que foi de grande valia para colher resultados significativos e promissores. Neste percurso do processo de Estágio Curricular Supervisionado várias questões e aspectos emergem, contribuindo para aprofundar a análise e a construção da identidade do aluno-professor, com reflexos no seu futuro campo de atuação como profissional da área da linguagem.
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