OS ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE E SUA INTERFERÊNCIA NA PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS
Resumo
O Estágio Curricular Supervisionado em Letras, nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura – nos Ensinos Fundamental e Médio – ocorreu na Escola de Educação Básica Professor Salustiano Antonio Cabreira, na cidade de Faxinal dos Guedes, (SC), com início no primeiro semestre de 2015 e finalização no segundo semestre de 2016. Ele teve por objetivo investigar possibilidades de melhorar a questão das produções de textos – orais e escritos –, na produção de sentidos de forma coerente e coesa, com melhor aproveitamento dos elementos da textualidade e da intertextualidade, nas produções dos discentes do Ensino Fundamental e Médio. Após a observação, emergiu a problemática: de que forma os elementos de textualidade (coesão e coerência) interferem na produção de textos pelos alunos? Iniciou-se a docência no Ensino Fundamental, sempre com foco no incentivo à produção de sentidos nos textos de forma coerente e coesa e sua fruição por parte dos alunos. Depois, houve a intervenção docente no Ensino Médio e, nesse momento, a disciplina de Língua Portuguesa foi complementada pela Literatura, a qual tornou possível atuar mais sobre a problemática quanto à intertextualidade, porém, não alcançando totalmente os objetivos quanto à produção de textos coerentes e coesos na produção de sentidos pelos alunos. Por fim, todo o processo de Estágio Curricular Supervisionado contribuiu substancialmente na formação docente do profissional da área da linguagem.
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