A LEITURA E A PRODUÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO CONTO

Autores

  • Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê https://orcid.org/0000-0002-9208-6205
  • Ediane Narcisa Teston Luzzi Unoesc Xanxerê

Resumo

Este Relatório do Estágio Curricular Supervisionado em Letras objetiva relatar a atuação da prática docente como professora-estagiária na Escola de Educação Básica, bem como diagnosticar sua estrutura organizacional – gestão, professores e alunos –, que, além de desafiante, é de extrema necessidade para a formação docente. Neste percurso foram muitas etapas transcorridas e perpassadas:  uma junção entre teoria e prática, a fim de reforçar a necessidade delas na atuação docente. As fases do Estágio foram realizadas na Escola de Educação Básica Professor Zelindo Carbonera, no município de Marema (SC): tiveram início no primeiro semestre de 2015 e conclusão no segundo semestre de 2016. Foi desenvolvida, primeiramente, a Observação Escolar das atividades docentes e de gestão desta Escola. Em seguida, desenvolvimento de pesquisa e referencial teórico para nortear a futura prática docente a partir da problemática proposta:  como desenvolver a leitura e a produçãc textual do gênero conto, ancorado na metodologia sequência didática? Depois, em dois semestres, realizou-se a  intervenção docente nas turmas de Ensino Fundamental e de Ensino Médio. Para que fosse possível chegar aos resultados obtidos foi preciso muito estudo, dedicação e embasamento teórico, a fim de propiciar a prática docente bem fundamentada e com credibilidade junto aos discentes, além de apresentar possíveis soluções para que seja possível intervir assertivamente neste contexto educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê

Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul; doutoranda em Línguística pela Universidade Federal de Santa Catarina: Professora de Língua Portuguesa da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê nos cursos de Administração, Arquitetura, Design, Direito, Farmácia e Letras.

Ediane Narcisa Teston Luzzi, Unoesc Xanxerê

Graduanda em Letras - Língua Portuguesa, pela Unoesc Xanxerê.

Downloads

Publicado

2016-12-23

Como Citar

Lorenset, R. B. C., & Luzzi, E. N. T. (2016). A LEITURA E A PRODUÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO CONTO. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 1, e12908. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/12908

Edição

Seção

ACH Artigos