A LEITURA E A PRODUÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO CONTO
Resumo
Este Relatório do Estágio Curricular Supervisionado em Letras objetiva relatar a atuação da prática docente como professora-estagiária na Escola de Educação Básica, bem como diagnosticar sua estrutura organizacional – gestão, professores e alunos –, que, além de desafiante, é de extrema necessidade para a formação docente. Neste percurso foram muitas etapas transcorridas e perpassadas: uma junção entre teoria e prática, a fim de reforçar a necessidade delas na atuação docente. As fases do Estágio foram realizadas na Escola de Educação Básica Professor Zelindo Carbonera, no município de Marema (SC): tiveram início no primeiro semestre de 2015 e conclusão no segundo semestre de 2016. Foi desenvolvida, primeiramente, a Observação Escolar das atividades docentes e de gestão desta Escola. Em seguida, desenvolvimento de pesquisa e referencial teórico para nortear a futura prática docente a partir da problemática proposta: como desenvolver a leitura e a produçãc textual do gênero conto, ancorado na metodologia sequência didática? Depois, em dois semestres, realizou-se a intervenção docente nas turmas de Ensino Fundamental e de Ensino Médio. Para que fosse possível chegar aos resultados obtidos foi preciso muito estudo, dedicação e embasamento teórico, a fim de propiciar a prática docente bem fundamentada e com credibilidade junto aos discentes, além de apresentar possíveis soluções para que seja possível intervir assertivamente neste contexto educativo.
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